Tratando datas em PHP

[ad#texto]

Recentemente me deparei com vários iniciantes em PHP questionando como formatar datas oriundas de outros sistemas ou de um banco de dados, em geral a data estava sendo enviado ao script PHP no seguinte formato: YYYY/MM/DD HH:MM:SS.

Uma das características essenciais do PHP é a sua tipagem dinâmica, que se utilizada com responsabilidade vai ajudar o desenvolvedor a produzir scripts mais enxutos, veja o caso do tratamento da data citada passando-a para o formato DD/MM/YYYY HH:MM:SS.

list($data, $hora) = split(“ “, $dataBase);

list($ano, $mes, $dia) = slit('[/.-]', $data);

$dataFinal = $dia . “/” . $mes . “/” . $ano . “ “ . $hora

Um trecho de código PHP simples que pode ser transformado em uma função e ser utilizado em diversos pontos do seu sistema.

Basicamente, este código PHP, por ser um formato de data conhecido me permite quebrar a string original e jogar o resultado diretamente em strings pelo list(), evitando assim a criação dinâmica de um array.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.