Recebendo dados de parâmetros de URL

[ad#texto]

Muita gente que está migrando do PHP para Java tem uma dúvida simples: como resgatar o valor de um parâmetro passado na URL?

Vamos supor que nossa URL seja: HTTP://www.servidor.com.br/?varTeste=14

Em PHP a simplicidade impera, basta fazer o seguinte:

<?php
...
 
$varInterna = $varTeste;
 
...
?>;

Nem o tipo da variável eu preciso declarar, graças à tipagem dinâmica do PHP, se observarem bem, eu armazenei em uma variável que será usada no meu código um valor passado via método GET (URL), altamente suscetível à manipulação pelo usuário sem nenhum tratamento para me garantir segurança, isso não é recomendado, apenas deixei assim para facilitar o entendimento, em um ambiente real de desenvolvimento tal prática não deve ser utilizada.

Em Java embora não seja tão simples também não existe complexidade, veja o exemplo:

...
 
varInterna = request.getParameter("varTeste");
 
...

Basta utilizar o método getParameter() do escopo da requisição, lembrando que a preocupação com segurança se faz necessária, assim como em PHP, nem pensar pegar esse valor como no exemplo e utilizar ele dentro de um SQL, por exemplo.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias