Como instalar o Windows em um Chromebook

Com um ótimo hardware e software deficiente veja como instalar o Windows em um Chromebook e aproveitar todo o poder deste excelente gadget..

Na corrida por relevância o Google anunciou anunciou o Chromebook Pixel 2, uma excelente peça, de construção sólida e minimalista todo em metal, um layout que sempre procurei em notebooks convencionais mas que nunca encontrei. Se dê um lado ele possui um hardware extraordinário o sistema operacional Chrome OS deixa a desejar, assim vou mostrar como instalar o Windows em um Chromebook.

Primeiro vamos conhecer um pouco do Chromebook Pixel 2, veja a especificação da versão mais básica:

  • Touchscreen com resolução de 2560 x 1700 pixels;
  • 8 GB de RAM;
  • Processador Intel Core i5 de quinta geração;
  • 2 entradas USB Type-C;
  • 2 entradas USB 3.0;
  • 32 GB de armazenamento SSD.

Por ser o modelo básico é um hardware excelente, porém o Chrome OS não irá atender as expectativas da maioria dos usuários e assim teremos um ótimo hardware com um design matador subutilizado, então surgiu o método capaz de possibilitar a instalação do Windows 8.

Nota: o método exibido aqui foi realizado e não apresentou problemas, porém faça por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por possíveis problemas.

Como instalar o Windows em um Chromebook: preparando o pendrive de instalação

Não vou tratar aqui a origem da sua cópia do Windows 8, até porque pirataria é crime e o licenciamento do Windows 8 é bem interessante com base na nova política comercial da Microsoft.

De posse de uma ISO do Windows 8 você deverá transforma-la em um pendrive bootavel, para isso o indicado é utilizar o aplicativo WinToUSB, o procedimento é bem simples, basicamente é apontar a imagem ISO e selecionar em qual unidade está o pendrive e o aplicativo fará o resto.

Como instalar o Windows em um Chromebook: configurando o chromebook

Agora vem a parte mais trabalhosa, pois por padrão o BIOS do Chromebook é bloqueado e não irá permitir a instalação de nenhum outro sistema operacional, mas como tem um jeito, vou passar uma sequencia de operações que irão garantir a instalação do Windows.

Siga todos os passos rigorosamente e com muita atenção para evitar danos ao seu Chromebook e para que a instalação do Windows ocorra sem problemas:

  1. Entrar em modo de Desenvolvedor: ao entrar em modo de desenvolvedor todos os seus dados serão apagados, então faça um backup antes. Embora mude para cada versão, basicamente você terá que pressionar as teclas ESC e F3 e em seguida pressionar Power. Se no seu Chromebook esta sequencia não funcionar procure na internet qual é a sequencia correta para o seu equipamento. Agora para entrar no modo Desenvolvedor pressione CTRL + D e aguarde seu Chromebook reiniciar.
Como instalar o Windows em um Chromebook: acessar modo de Desenvolvedor
Como instalar o Windows em um Chromebook: acessar modo de Desenvolvedor
  1. Ativando BIOS legado: agora vamos precisar ativar a BIOS tradicional para conseguir que o boot identifique o pendrive e inicie o processo de instalação, para isso na tela de login do modo Desenvolvedor pressione Crtl-Alt-F2 para abrir uma sessão do console e digite o seguinte:
    • NOME_USUARIO
    • sudo bash (para privilégio de Superusuário)
    • crossystem dev_boot_usb=1 dev_boot_legacy=1 (para liberar o boot legado)
    • sudo reboot (para reiniciar)
Como instalar o Windows em um Chromebook: console modo Desenvolvedor
Como instalar o Windows em um Chromebook: console modo Desenvolvedor
  1. Executar a BIOS legado: durante a reinicialização, no reconhecimento do sistema operacional pressione CTRL+L para carregar a BIOS legado e na sequencia pressione ESC para selecionar a unidade de boot e aponte para o seu pendrive e pronto.

Agora basta aguardar o processo de inicialização da instalação do Windows e prosseguir normalmente com o setup, como se fosse em um notebook normal, mas atenção, existe a possibilidade de não executar novamente o Chrome OS caso você deseje remover o Windows futuramente.

Agora que você já sabe como instalar o Windows em um Chromebook pode aproveitar este excelente hardware com um sistema operacional convencional e bem menos restrito que o Chrome OS.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.