Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers

Meses depois do Chrome e na sequencia outros browsers romperem com plugins como o Java a Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers, veja tudo aqui.

Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers
Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers

Há alguns meses atrás o Google anunciou que o Chrome estaria deixando de suportar plugins que utilizassem a arquitetura NPAPI, pois é devido a está antiga arquitetura que várias issues de segurança estavam atrapalhando a vida do Chrome assim como de outros browsers, esta decisão afetou diretamente Flash, Silverlight e Java. Os dois primeiros já está praticamente mortos e pouco irão fazer falta, aliás esta última pá de cal vai é ajudar a acabar de enterra-los pra sempre, mas o grande problema ficou no Java e depois de vários meses de impasse a Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers.

Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers: como estava

Depois que o Chrome descontinuou o suporte a NPAPI várias outras empresas vinham no mesmo sentido, a Microsoft no Edge avisou que não iria implementar suporte, relegando uma esperança somente ao Internet Explorer que por estar descontinuado iria manter o suporte e assim segui-se vários outros browsers ficando somente o Firefox com suporte oficial a NPAPI, mas para desespero geral a Mozilla anunciou que estaria planejando remover o suporte a NPAPI no Firefox no decorrer do ano de 2016.

O Oracle estava encurralada com seu plugin Java para browsers e observe que é apenas o plugin que passava por esta fase turbulenta, pois a plataforma Java vai muito bem obrigado.

Para quem ainda não havia se dado conta plugins Java eram largamente usados por instituições bancárias para prover segurança em internet banking, empresas privadas também faziam uso em larga escala do plugin para disponibilizar sistemas internos para o público externo e também diversos órgãos do governo faziam uso para prover ao público acesso aos sistemas do governo.

A iniciativa privada geralmente se movimenta mais rapidamente e uma solução, mesmo que paliativa, seria prontamente disponibilizada ficando o grande problema para os sistemas do governo e é válido observar que existem classes de profissionais que dependem exclusivamente destes sistemas para dar prosseguimento aos seus referidos trabalhos.

A receita do caos estava montada.

Oracle anuncia opção para Applets Java em browsers: a solução

Se movimentando para evitar o colapso geral a Oracle anunciou que o plugin Java seria depreciado na versão 9 do JDK e que futuramente ele seria removido por completo e que no seu lugar uma solução livre de uso de plugins era fortemente incentivada para a conversão dos sistemas baseados em plugins e esta solução era a aplicação de Java Web Start.

Para quem já entrou no mundo da informática após a adoção da internet em larga escala não deve ter tido muito contato, embora interessante para aplicativos desktop em Java o Web Start é também uma tecnologia antiga e de certa forma depreciada e que inclusive estava a muito relegada a segundo plano pela própria Oracle.

Realmente esta solução oferecida parece mais uma operação tapa buraco do que uma solução de fato, então aguardemos os próximos capítulos desta novela.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias