Mozilla vai descontinuar o Firefox OS

Demorou mas enfim a Mozilla vai descontinuar o Firefox OS. Veja todos os motivos que levaram a mão do Firefox interromper o desenvolvimento do seu mais notável projeto.

Mozilla vai descontinuar o Firefox OS
Mozilla vai descontinuar o Firefox OS

Assim que a Mozilla anunciou que iria entrar no mercado de sistemas operacionais mobile com o recém batizado Firefox OS deixou bem claro que o ponto chave seria um sistema com boa performance e recursos para o segmento low-end que o iOS da Apple ignorava e o Android do Google não fazia um bom trabalho e não foi isso que aconteceu, assim a Mozilla vai descontinuar o Firefox OS me maio deste ano.

Afinal este não é um mercado nem um pouco fácil e pelo jeito a Mozilla sentiu isso na pele, mas o que de fato aconteceu para que todo o projeto fosse enterrado?

Mozilla vai descontinuar o Firefox OS: os problemas

O mercado de sistemas operacionais mobile é muito complexo, pois não basta ter o melhor sistema, é preciso uma plataforma de hardware consolidada, no início o apoio de operadoras para a integração de serviços e marketing massivo é fundamental além é claro de uma boa loja de aplicativos para fortalecer o ecossistema, somente desta forma é possível tentar lutar neste segmento.

Veja o caso da Microsoft com o Windows Mobile, por mais que exista a boa plataforma de hardware da Nokia, acordos comerciais com operadoras a Microsoft simplesmente não consegue atrair desenvolvedores para o ecossistema do ambiente e sem Apps não existem clientes e sem clientes ninguém se interessa em desenvolver Apps e assim ficamos andando em círculos.

Realmente a Mozilla não estava totalmente preparada para entrar e lutar neste brutal segmento do mercado mobile.

O principal problema que a Mozilla não conseguiu resolver foi o fato que os smartphones de entrada também eram incrivelmente lentos ao utilizarem o Firefox OS, ou seja, o tiro saiu pela culatra e o fato de não conseguir se posicionar como líder neste setor trouxe um efeito devastador para todo o ecossistema da plataforma.

Mozilla vai descontinuar o Firefox OS: como as coisas vão ficar?

O desenvolvimento do Firefox OS segue até o lançamento da versão 2.6 que vai ocorrer em maio deste ano, depois disso o projeto será encerrado e não existirá mais ninguém na equipe, ou seja, acaba junto o suporte.

A loja de aplicativos Firefox Marketplace vai continuar aceitando novos aplicativos gratuitos até 2017, mas os Apps para outras plataformas como os webapps que funcionam no Firefox para Android já serão removidos no dia 29 de março.

Mozilla vai descontinuar o Firefox OS: o legado que fica

O maior legado desta aventura da Mozilla é sem dúvida o aprendizado de que não será fácil penetrar neste mercado que é totalmente lacrado pelo iOS e Android.

Para quem quiser está livre no Github o projeto Boot 2 Gecko que é o ponto de partida do Firefox OS e é possível estudar o sistema e ver o que ele poderia ter sido.

Que descanse em paz!

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias