Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada
Recentemente a Apple surpreendeu e impôs mais uma forma de controle, agora a Apple bloqueia iPhone consertado fora da autorizada para a alegria de todos os usuários, veja todos os detalhes aqui.
É comum qualquer fabricante forçar que seus produtos sejam reparados em assistências técnicas autorizadas, mesmo que geralmente estas assistências apresentem um péssimo serviço, sob a alegação que se um serviço for realizado em outro centro de reparos danos irreversíveis poderão ocorrer no seu equipamento, mas a Apple levou esta recomendação a máxima potência, chegando a bloquear totalmente o iPhone, assim a Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada e vai irritar usuários e até mesmo o PROCON.
Estando certo ou errado, esta é mais um recurso que a Apple lança mão para blindar ainda mais seus produtos e controlar ao limite o que os usuários podem fazer com seus gadgets da marca.
Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: entenda o caso
Toda esta situação ocorre pois o iOS reconhece quando o módulo de Touch ID não esperado ou especificado falha na verificação e com isso o erro 53 é exibido para o usuário.
De acordo com comunicado da própria Apple:
“Quando o iOS encontra um módulo de Touch ID (o sistema de reconhecimento de impressões digitais do iPhone) não identificado ou inesperado, a verificação falha”
E ainda é completado:
“Por exemplo, uma mudança de tela não autorizada ou defeituosa pode causar um erro na verificação”. Neste caso, segundo a empresa, deve-se contatar o suporte da Apple para “informações sobre preços para consertos fora da garantia”.
Ou seja, de acordo com o comunicado existe um “preço” para consertos fora de uma assistência técnica autorizada, mas não especifica o motivo desta cobrança nem o benefício obtido caso o usuário solicite.
A cereja do bolo fica por conta que o iOS 9 não se importa com a data que o reparo não autorizado ocorreu, mesmo que ele tenha ocorrido meses atrás, o iPhone será de pronto bloqueado (imagine quem comprou seu gadget usado e ao atualizar receberá a mensagem de bloqueio).
Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: o grande problema
O grande problema deste bloqueio é que dados sem que não possuam cópias de segurança vão ficar inacessíveis para os usuários e nem mesmo a assistência técnica autorizada sabe como resolver.
E a previsão é que vários usuários já estão sofrendo com este problema e que muitos outros poderão sofrer conforme a atualização para o iOS 9 avança.
Se o bloqueio do iPhone somente pelo reparo fora de uma assistência já é por si polêmico image inutilizar o acesso de um usuário aos seus próprios dados neste aparelho e que mesmo levando o aparelho em uma autorizada ele não irá obter acesso aos seus dados.
Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: a posição da Apple
A Apple justifica que o bloqueio 53 ocorre puramente por questões de segurança, para evitar que um possível uso fraudulento do Touch ID afete o iPhone, porém na prática esta medida está afetando duramente os usuários que recorrem a reparos alternativos basicamente por 3 motivos:
-
- Os altos preços das assistências técnicas autorizadas;
-
- A falta de qualidade do serviços prestados pelas autorizadas;
- Falta de autorizadas nas cidades de muitos usuários de produtos Apple.
E somando a isso o fato de que a Apple lançou a atualização com esta feature sem nenhum tipo de aviso aos usuários, o que pegou muita gente de surpresa.