Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada

Recentemente a Apple surpreendeu e impôs mais uma forma de controle, agora a Apple bloqueia iPhone consertado fora da autorizada para a alegria de todos os usuários, veja todos os detalhes aqui.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada
Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada

É comum qualquer fabricante forçar que seus produtos sejam reparados em assistências técnicas autorizadas, mesmo que geralmente estas assistências apresentem um péssimo serviço, sob a alegação que se um serviço for realizado em outro centro de reparos danos irreversíveis poderão ocorrer no seu equipamento, mas a Apple levou esta recomendação a máxima potência, chegando a bloquear totalmente o iPhone, assim a Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada e vai irritar usuários e até mesmo o PROCON.

Estando certo ou errado, esta é mais um recurso que a Apple lança mão para blindar ainda mais seus produtos e controlar ao limite o que os usuários podem fazer com seus gadgets da marca.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: entenda o caso

Toda esta situação ocorre pois o iOS reconhece quando o módulo de Touch ID não esperado ou especificado falha na verificação e com isso o erro 53 é exibido para o usuário.

De acordo com comunicado da própria Apple:

“Quando o iOS encontra um módulo de Touch ID (o sistema de reconhecimento de impressões digitais do iPhone) não identificado ou inesperado, a verificação falha”

E ainda é completado:

“Por exemplo, uma mudança de tela não autorizada ou defeituosa pode causar um erro na verificação”. Neste caso, segundo a empresa, deve-se contatar o suporte da Apple para “informações sobre preços para consertos fora da garantia”.

Ou seja, de acordo com o comunicado existe um “preço” para consertos fora de uma assistência técnica autorizada, mas não especifica o motivo desta cobrança nem o benefício obtido caso o usuário solicite.

A cereja do bolo fica por conta que o iOS 9 não se importa com a data que o reparo não autorizado ocorreu, mesmo que ele tenha ocorrido meses atrás, o iPhone será de pronto bloqueado (imagine quem comprou seu gadget usado e ao atualizar receberá a mensagem de bloqueio).

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: o grande problema

O grande problema deste bloqueio é que dados sem que não possuam cópias de segurança vão ficar inacessíveis para os usuários e nem mesmo a assistência técnica autorizada sabe como resolver.

E a previsão é que vários usuários já estão sofrendo com este problema e que muitos outros poderão sofrer conforme a atualização para o iOS 9 avança.

Se o bloqueio do iPhone somente pelo reparo fora de uma assistência já é por si polêmico image inutilizar o acesso de um usuário aos seus próprios dados neste aparelho e que mesmo levando o aparelho em uma autorizada ele não irá obter acesso aos seus dados.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: a posição da Apple

A Apple justifica que o bloqueio 53 ocorre puramente por questões de segurança, para evitar que um possível uso fraudulento do Touch ID afete o iPhone, porém na prática esta medida está afetando duramente os usuários que recorrem a reparos alternativos basicamente por 3 motivos:

    • Os altos preços das assistências técnicas autorizadas;
    • A falta de qualidade do serviços prestados pelas autorizadas;
  • Falta de autorizadas nas cidades de muitos usuários de produtos Apple.

E somando a isso o fato de que a Apple lançou a atualização com esta feature sem nenhum tipo de aviso aos usuários, o que pegou muita gente de surpresa.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias