Recursos do macOS que fazem inveja ao Windows
Embora seja um equipamento caro, um MacBook possui diferenciais bem atrativos, vamos mostrar os recursos do macOS que fazem inveja ao Windows.
É caro mas vale a pena, veja os recursos do macOS que fazem qualquer usuário do Windows sentir inveja do MacBook.
Além de um chassi todo em metal, teclado e trackpad superiores em termos de qualidade e resposta as vantagens de um MacBook vai além do hardware.
Vamos recursos nativos ou ainda em aplicativos disponibilizados pela própria Apple garante qualidade superior e praticidade ao usuário da maçã.
Recursos do macOS que fazem inveja ao Windows
Vários recursos e facilidades de software fazem o ecossistema do MacBook ter benefícios exclusivos, não encontrados na plataforma Windows, a seguir vamos listar alguns deles.
Processadores da série M
Após uma longa parceria a Apple abandonou a Intel como fornecedora de processadores e passou a desenhar suas próprias CPUs.
Escolhendo a plataforma ARM conseguiu unir desempenho de ponta com baixo consumo energético.
Unindo litografia reduzida e múltiplos núcleos um processador da série M tem o objetivo de realizar as mesmas tarefas que uma CPU Intel de alto nível consumindo menos energia e gerando menos calor.
Rosetta
Existe um esforço da Microsoft em compatibilizar o Windows para o uso de processadores do padrão ARM.
Porém o antigo Windows RT, como foi nomeado na época, era limitado e tinha um grave problema: incompatibilidade com aplicativos compilados para o padrão X86-64 dos processadores Intel.
A Apple fez um excelente trabalho em quebrar essa limitação no MacBook com o Rosetta, uma camada de abstração que ao ser executado pela primeira vez “converte” um APP X86-64 para instruções ARM.
O Rosetta é muito eficiente e garante compatibilidade de um MacBook que utiliza o padrão ARM com todo o legado de software do padrão Intel.
Ecossistema completo e integrado
Como a Apple desenvolve o macOS e específica e desenha todo o seu hardware existe total integração entre hardware e software.
Em termos práticos isso resulta em mais estabilidade e performance ao utilizar um MacBook.
Resultados difíceis de serem alcançados seja por gadgets Windows ou Linux, devido ao fato deles terem que trabalhar com uma gama diversa de hardware.
Integração total de periféricos
Olhando todos os produtos comercializados pela Apple temos um ecossistema completo que permite várias facilidades.
Seja um iPhone ou um Apple Watch, eles se integram perfeitamente a um MacBook compartilhando dados e configurações.
Até mesmo autenticação e segurança podem ser administrados e mantidos como um ecossistema operado por vários gadgets.
Aplicativos disponibilizados
Além de recursos nativos do próprio sistema macOS a Apple fornece diversos aplicativos específicos de apoio que expandem ainda mais as possibilidades de um MacBook.
Por exemplo, concorrendo com o Microsoft Office temos o iWork, que é gratuito, basta acessar a Apple Store e instalar.
A suíte de escritórios da Apple não perde nada para a da Microsoft e pode até mesmo trabalhar nos formatos nativos do Office.
Outro destaque é para o editor de vídeos iMovie, com muitos mais recursos que o Fotos do Windows.
Para edição de áudio temos o GarageBand, um app gratuito voltado para gravação musical que reflete aproximadamente a estação de trabalho de áudio digital Logic Pro de última geração, ou DCAW.
Siri e inteligência artificial
Muito mais evoluída e madura que seus concorrentes, como por exemplo o Copilot, a Siri possui a capacidade aprimorada de executar tarefas com base em comandos de voz e texto.
Além disso possui a capacidade de gerenciamento de casa inteligente de qualquer gadget do ecossistema da Apple.