Firefox abandona NAPI para seus plugins

Mozilla também entra na onda e Firefox abandona NAPI para seus plugins, deixando somente o solitário Internet Explorer para suportar este tipo de plugin.

[ad#texto]

Firefox abandona NAPI para seus plugins
Firefox abandona NAPI para seus plugins

Em setembro o Google finalmente liberou a versão 45 do Chrome que impediu de forma definitiva a execução de plugins NAPI e agora recebemos o anúncio da Mozilla que o Firefox abandona NAPI para seus plugins.

Este anúncio vem de encontro para quem utiliza plugins como Java e Silverlight, pois já foi constatado que NAPI resulta em problemas de segurança e principalmente de desempenho.

No caso da Mozilla a única exceção que ainda será mantida é o plugin para o Flash, pois estranhamente ao contrário de qualquer browser moderno (Chrome e Edge) que tem seu próprio renderizador de animações Flash embarcado, o Firefox ainda depende do plugin oficial mantido pela Adobe e neste caso haverá um trabalho em conjunto da Mozilla e Adobe para correções de segurança e melhorias de desempenho, já que o plugin oficial apresenta desempenho sofrível e segurança pior ainda.

Firefox abandona NAPI para seus plugins: como fica o cenário

Vamos por partes, quanto ao Silverlight, a tecnologia não decolou e atualmente nem mesmo a Microsoft oferece suporte então ao que tudo indica todos irão parar de utilizar e fim de história.

Para o Java a Oracle recomenda que os utilizadores de Applet (que será afetado e é uma tecnologia muito antiga) portem para outras soluções mais modernas e performáticas.

A engine gráfica Unity já está trabalhando em uma opção para renderização direta no browser, sem a necessidade de plugins.

No caso dos plugins bancários a coisa é mais complexa, praticamente todos utilizam plugins com NAPI, são ruins e mal construídos e mediante a força de vontade dos próprios bancos com a atualização de seus produtos, os clientes irão sofrer.

Firefox abandona NAPI para seus plugins: os browsers

Hoje o Google Chrome e o Microsoft Edge já não oferecem suporte a NAPI, por enquanto somente o Internet Explorer e o Firefox, que a partir de 2016 também deixará de oferecer o suporte, ficando então entre os grandes somente o descontinuado Internet Explorer.

Parece que muita gente terá que correr para encontrar alternativas aos seus sistemas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias