Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Chrome
Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome, acirrando a briga com o líder entre os navegadores, mas quem vence?
[ad#texto]
Há vários anos atrás o Firefox chegou para desbancar o então onipresente Internet Explorer 6 e apesar de desacreditado ele conseguiu. Agora o Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome.
Mas será que vale a pena?
O Firefox depois de perder o primeiro lugar vai conseguir reagir?
Ainda é cedo pra declarar o vencedor, porém as mudanças implementadas pela Mozilla melhoraram muito, o cansado Firefox e é possível que agora ele consiga fazer frente com o Google Chrome se aproveitando dos erros do inimigo.
Mozilla Firefox Quantum é liberado: os erros do inimigo
O Chrome é líder, ninguém vai negar, mas está errando muito ultimamente.
O consumo de memória RAM do Chrome beira o absurdo, a capacidade de isolar abas por PID de processamento fez o consumo de memória chegar ao absurdo, onde um navegador com apenas 5 abas abertas chega a consumir mais de 1,6 GB de RAM.
O visual minimalista do Chrome precisa ser remodelado urgentemente, todos os sistemas evoluíram e o Chrome continua com a mesma cara de sempre e agora isso já está afetando a usabilidade de seus usuários.
Mozilla Firefox Quantum é liberado: as mudanças
Vamos citar algumas das principais mudanças do Firefox:
- Muito rápido: além da renderização de páginas web ter ficado muito mais rápido o próprio browser também está mais rápido em coisas triviais, porém importantes, como é o caso da barra de endereços.
- Interface: as melhorias implementadas garantem um visual mais limpos, funcional, coeso e esteticamente agradável.
- Tipografia: a renderização de fontes pelo Firefox é muito superior ao de seus concorrentes, com reforço de cores e legibilidade aprimorada, aliás neste quesito o pior desempenho é o do Chrome.
- Ferramentas: o Firefox ganho várias ferramentas adicionais, como por exemplo, cópia e recorte de páginas.
A briga vai ser dura, mas com esta versão é provável que o Firefox faça frente ao Chrome.
Quem sabe o próprio Google não se mexa e melhore os pontos sensíveis do Chrome.
Para quem quiser fazer o download o Firefox Quantum venha aqui.