Google vai caçar sites com botões falsos de download
Chega de enganação, os usuários podem se sentir seguros, agora o Google vai caçar sites com botões falsos de download para acabar com a picaretagem dos sites, veja aqui os detalhes de com se proteger.
Você já deve ter visitado algum site “especializado” em oferecer arquivos e aplicativos para download e quando observa a página do download simplesmente não acha o botão correto e se clicar no errado, note que nestes sites os botões falsos contém o termo “download” no seu label, você poderia ser na melhor das hipóteses ser redirecionado para outro site qualquer ou ainda na pior situação terá seu computador infestado de diversos tipos diferentes de malware, assim, neste contexto o Google vai caçar sites com botões falsos de download.
Observe que o Google nada tem contra estes sites oferecerem publicidade, o grande problema é que estes sites enganam seus usuários para forçarem um clique em publicidade ou ainda com intenções bem mais obscuras.
Google vai caçar sites com botões falsos de download: engenharia social
O Google vai bater de frente com o que conhecemos como engenharia social, onde o foco não são conceitos técnicos, mas sim o usuário é enganado exatamente por não possuir um conhecimento técnico mais aprofundado.
Segue definição do próprio Google sobre o que é engenharia social:
– Fingir ser, ou parecer, uma entidade de confiança – como seu próprio dispositivo ou navegador, ou o próprio site.
– Tentar enganá-lo a fazer algo que você só faria com uma entidade de segurança – como compartilhar uma senha ou chamar suporte técnico.
Google vai caçar sites com botões falsos de download: como será o bloqueio
No seu blog sobre segurança o Google avisou que vai bloquear (exibindo uma mensagem como a imagem no topo deste post) qualquer site que exiba falsos botões de download para quem estiver utilizando o Chrome.
Realmente será um recurso muito útil, pois como a grande maioria dos usuários sofre com este tipo de ataque baseado em engenharia social e o mais interessante é que um recurso técnico irá ser implementado para coibir.