Fazer o Netbeans compilar seu projeto em um único arquivo .jar

[ad#texto]

Para que prefere o Netbeans para desenvolver suas aplicações Java já deve ter notado que ao compilar seu projeto, caso utilize alguma biblioteca externa (geralmente em .jar) o Netbeans cria uma pasta lib com todas eles para você.

Isto se torna interessante pois a manutenção de sua aplicação Java se torna bem mais simples, afinal, para atualizar uma biblioteca basta trocar o arquivo .jar na pasta lib e pronto, sem precisar compilar novamente.

Porém podem ocorrer casos de que seja necessário que as bibliotecas estejam embutidas dentro do seu projeto compilado, aquele arquivo .jar que você irá distribuir, para realizar esta tarefa no Netbeans é bem simples, pois nele existe um arquivo, que fica na raiz do seu projeto, chamado build.xml, ele é o arquivo que vai ditar as regras finais de compilação da sua aplicação Java.

Para conseguir o feito de o Netbeans gerar um único arquivo .jar com todas as bibliotecas embutidas nele, você deve editar o arquivo build.xml e logo antes da tag </Project> colocar o seguinte código:





















Basta adicionar o nome da sua aplicação no local indicado e na próxima vez que o seu projeto Java for compilado no Netbeans ele irá criar uma pasta store e dentro dela estará um único arquivo .jar, pronto para ser distribuído e utilizado.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias