Facebook exclui perfis ligados ao MBL, que venha a censura!
De maneira surpreendente o Facebook exclui perfis ligados ao MBL, mostrando um lado perigoso da rede social, afinal teria ela o poder de censura?
De maneira surpreendente o Facebook exclui perfis ligados ao MBL alegando que estavam veiculando fake news, mas será verdade?
Ainda existe muita desinformação a respeito, mas de fato dezenas de contas e páginas, todas ligadas ao MBL foram de fato excluídas.
Lembrando que o Facebook já tem um histórico de remover ou excluir páginas e perfis de pessoas com perfil político conservador, será mera coincidência?
Facebook exclui perfis ligados ao MBL: a versão do Facebook
A princípio a alegação do Facebook foi a seguinte:
“rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem do seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”
Somente mais tarde é que a Reuters apurou que todos os perfis e páginas excluídas eram ligadas ao MBL.
Até o momento somente estes perfis e páginas serão excluídas, ou seja, somente perfis “conservadores”, do ponto de vista político.
Facebook exclui perfis ligados ao MBL: a censura voltou
Como já ocorreu em 2016, o Facebook tem um longo histórico de boicote e censura de materiais, notícias e perfis de políticos com viés conservador, ou que estejam explicitamente posicionados contra políticos de esquerda.
Atuando como um filtro indireto, o Facebook impõe censura, exibindo um viés perigoso.
A alegação então foi de uma possível isenção e neutralidade política que o Facebook busca alcançar.
Facebook exclui perfis ligados ao MBL: o problema
A grande questão é que não é de hoje que o Facebook suprime de forma sistemática qualquer tipo de material com orientação política de direita, ou seja, conservadora.
Agora sob a alegação de neutralidade penaliza todo um movimento, que inclusive se mostrou importante em anos anteriores, e faz vista grossa para milhares de perfis com alinhamento de esquerda que sistematicamente esparramam dezenas de fake news diariamente na rede.
Ainda sem posicionamento oficial o MBL segue com sua estrutura na rede social banida.