Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar: problema afeta aplicativos
Um grave problema afetou a rede dos três maiores aplicativos e deixa Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar nesta segunda feira no Brasil.
Um grave problema deixa Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar no Brasil e em alguns pontos de outros países da América Latina.
O problema foi tão grave que até mesmo o site do Facebook está completamente inacessível no início da tarde desta segunda-feira.
Enquanto isso os três aplicativos permanecem sem conseguir carregar postagens e/ou enviar mensagens.
Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar: o que aconteceu?
Como os três serviços pertencem a mesma empresa e compartilham parte da mesma estrutura tudo indica que seja um problema relacionado a infraestrutura.
O site DownDetector acusa que os problemas começaram a aumentar de proporção após as 12:30 hrs.
A grande parte dos relatos de falhas e quedas do serviço vêm de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife.
Também existem relatos de queda no Peru, na Colômbia e no Chile.
Até mesmo o site do Facebook para desenvolvedores que trás o status dos serviços saiu completamente do ar.
Utilizando o Twitter o Facebook emitiu a seguinte nota:
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
O CTO do Cloudflare postou via Twitter um gráfico que indica que o Facebook e suas propriedades praticamente desapareceram da internet depois de uma atualização de border gateway protocols (BGP).
Cascata de problemas
A questão interessante é que esta queda abrupta do Facebook, Instagram e WhatsApp pode ocasionar uma propagação de outros problemas.
No estilo dominó poderá ir derrubando dezenas de outros servidores e consequentemente outros serviços também podem sair de operação.
Isso ocorre porque com a queda milhares de usuários e aplicativos irão tentar se conectar aos serviços do Facebook, por não conseguirem, irão tentar novamente e assim sucessivamente.
Esta sucessiva cadeia de tentativas frustradas pode até mesmo derrubar servidores DNS menos capazes devido ao fato de que o excesso de tentativas irá ocasionar uma sobrecarga de requisições DNS.