Como fazer bot para o BBB, veja como funciona

Vários participantes já citaram votações automáticas por robôs, veja como fazer bot para o BBB e como este mecanismo funciona e pode influenciar o resultado.

Como fazer bot para o BBB, veja como funciona
Como fazer bot para o BBB, veja como funciona

Muito já foi falado robôs inflando votos em determinados participantes, então veja como fazer bot para o BBB e entenda como isso pode influenciar o resultado.

Em tempos de pandemia, um dos poucos programas que ainda continuam ao vivo e no ar e com votações que ultrapassam 1 bilhão de votos, será que este método é realmente seguro?

Como fazer bot para o BBB, veja como funciona: como funciona

O programador Gabriel Pato, que está ligado ao chamado hacker ético, foi o responsável por esta espécie de “tutorial”.

Veja o vídeo:

Com as tentativas e as análises feitas é possível identificar quais as possíveis formas que um atacante poderia burlar o sistema de votação e de certa forma controlar quem fica e quem sai da competição.

Como o sistema da Rede Globo possui catpcha e outras formas mais inteligentes de defesa, veja como ficou os resultados.

Força bruta

A primeira tentativa é baseada na força bruta, ou seja, o bot iria chutar até conseguir acertar o captcha e com isso computador o voto.

Neste caso, como era o esperado, após algumas tentativas consecutivas com fracasso o servidor identificou um possível invasor.

Quando o sistema de votação reconhece diversos votos errados, um hashcash é ativado e exige uma prova de trabalho do computador para validar o voto, fazendo com que cada sessão ficasse mais onerosa para executar no navegador.

Assim, no fim os votos não eram computados e o bot em si deixa até de executar.

Inteligência Artificial

Com este método, ao invés de simplesmente tentar adivinhar o captcha, o bot via IA tentava responder corretamente a combinação.

Esta solução rendeu votos computados, porém o banco de imagens para o catpcha da Rede Globo é grande e isso deixou a execução do bot muito onerosa.

Além de tudo, ao perceber vários votos da mesma origem o sistema de votação acabou por bloquear o acesso.

Conclusão

Apesar de não ser tão simples, votos foram computados como sendo votos válidos.

Um maior refinamento, incluindo um mecanismo para simular origens diferentes poderá ser de fato eficiente.

Desta forma, algumas alegações que surgiram, com votações expressivas levam a crer que algum pode em algum momento ter de fato ludibriado o sistema de votações.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias