uTorrent instala malware silenciosamente

Sem avisar uTorrent instala malware silenciosamente nos computadores dos seus usuários com o objetivo de minerar Bitcoins em benefício de uma outra empresa, saiba como evitar aqui.

[ad#texto]

O cliente de torrent uTorrent foi descoberto instalando malware na sua última versão, onde a princípio a sua principal função é a mineração de bitcoins (moeda virtual), tentando infectar assim seus 150 milhões de usuários. Se o uTorrent instala malware silenciosamente o que devemos fazer?

uTorrent instala malware silenciosamente
uTorrent instala malware silenciosamente

Realmente do ponto de vista prático a única coisa a ser feita é a remoção do uTorrent que pode ser realizada pelo Windows mesmo, porém a remoção do malware pode ser mais difícil, sendo o ideal realizar o método de remoção de malware que descrevemos aqui.

Um outro detalhe que reforçamos aqui é o fato de que a maioria dos usuários simplesmente não lê as diretrizes e termos que os aplicativos apresentam durante o processo de instalação (embora neste caso o problema não fosse contornado) evitaria a entrar em problemas em situações futuras.

uTorrent instala malware silenciosamente: o problema

Há semanas atrás a empresa BitTorrent que é a detentora do aplicativo uTorrent atualizou a versão do seu aplicativo e de cara seus usuários notaram que era solicitada permissão para a instalação do Baidu, coisa que a maioria negou, porém recentemente foi notado um excesso de processamento em computadores que atualizaram a versão do uTorrent.

Então foi notado, que de maneira silenciosa (sem avisar ou solicitar permissão) foi instalado um crapware chamado Epic Scale que tem a função de minerar Bitcoins.

Verificando o site da Epic Scale a mesma informa que apenas utiliza o processamento ocioso para simulações físicas, previsão do tempo e cálculos criptográficos e afirma que doa os recursos o obtidos para instituições de caridade, porém o que temos notado é que o processamento é utilizado de maneira global e tem depreciado o desempenho de diversos computadores.

uTorrent instala malware silenciosamente: a solução

O primeiro passo é remover do seu computador o cliente uTorrent, não se preocupe pois você pode ainda instalar o qTorrent que aparentemente ainda não tem nenhum crapware.

Agora é só seguir os passos que indicamos para a remoção completa deste e de outros malwares que por ventura possam estar instalados no seu computador e pronto, seu computador está limpo de novo.

Com seu computador em ordem novamente é só instalar o qTorrent ou qualquer outro cliente da sua preferência.

uTorrent instala malware silenciosamente: como ficam as coisas

A BitTorrent alega que é emitido um alerta durante a instalação do uTorrent avisando da instalação do Epic Scale e que caso isso não seja exibido é apenas uma “falha momentânea”, sem dúvida um argumento bem peculiar.

Aliás é preocupante a quantidade de aplicativos que vinham se mantendo como freeware e sem nenhum tipo de aviso em atualizações instalam uma infinidade de malware e crapware poluindo todo o seu computador, casos assim estão se tornando relativamente comuns, pois tem gerado muita renda para os desenvolvedores.

Então antes de atualizar ou atualizar um aplicativo a dica é ter aviso redobrado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias