Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1

Finalmente o Google anunciou o Android 5.1, mas existe um erro que impede a atualização. Veja aqui como resolver o erro ao atualizar Android 5.1 e seja feliz.

[ad#texto]

O Google finalmente anunciou e liberou as imagens do Android 5.1 para o Nexus 5 e Nexus 7 e logicamente fiz o download e prossegui para a instalação manual, porém me deparei com alguns erros e agora vou ensinar como resolver o erro ao atualizar Android 5.1.

Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: mensagem de erro
Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: mensagem de erro

A questão é que eu prossegui com a instalação manual utilizando o método via fastboot e durante a instalação notei diversos avisos que arquivos do instalador do Android não eram localizados e com isso tudo era abortado.

Uma solução seria fazer a instalação de cada um dos arquivos em separado, na ordem correta o que daria muito trabalho e aumentaria significativamente a chance de erros e com isso problemas futuros iriam acontecer.

Contudo existe um método bem simples para contornar este problema e instalar o Android sem dores de cabeça, basta seguir os passos abaixo.

Nota: eu fiz os passos abaixo e comigo funcionou sem problemas, contudo não me responsabilizo por possíveis danos ao seu smartphone.

Os seguintes passos são necessários para realizar a atualização sem maiores problemas:

[ad#texto]

Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: preparando o ambiente

O primeiro detalhe é o fato do Bootloader destravado, no meu caso o meu Nexus 5 já estava destravado, mas se o seu ainda estiver travado basta utilizar o próprio Nexus Toolkit clicando no botão Unlock (não vou entrar em detalhes aqui sobre este procedimento).

O primeiro passo é desligar o seu Nexus 5 e ao liga-lo novamente fazer isso segurando o botão de volume para baixo + botão de power por cerca de 3 segundos e assim entrar no fastboot e conectar seu gadget no Windows pela porta USB e deixar a instalação automática do driver finalizar.

Agora abra o Painel de Controle e vá para o Gerenciador de Dispositivos e verá que existe um novo hardware com nome de Android com um símbolo de exclamação, isso ocorre pois o driver instalado automaticamente não é 100% compatível, clique neste ícone com o botão direito do mouse e depois em Atualizar e aponte para a pasta que você extraiu o driver do Nexus 5 (aquele da lista de download lá de cima) e deixe o driver correto ser instalado.

Reinicie o Windows e o seu Nexus, deixando ele fazer o boot normalmente.

No Nexus 5 vá para Configurar > Opção do desenvolvedor  e ative a Depuração USB e conecte novamente o aparelho no Windows via USB.

Instale o Nexus Toolkit no Windows, a instalação dele é bem tranquila, no melhor estilo Next > Next > Finish. Logo após a instalação irá aparecer uma janela para confirmar os dados do seu aparelho, clique no botão Auto Detect Device + Build e o Nexus Toolkit irá reconhecer qual aparelho e versão do Android você está utilizando.

Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: Fazendo a atualização

Com tudo pronto e preparado, clique no botão Flash Stock + Unroot e depois em Ok na tela que irá aparecer.

Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: configurando
Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: configurando

Na tela que irá aparecer agora deixa marcado exatamente como a imagem aí ao lado, observando as seguintes opções:

Em Other/browser… você informou que não vai esperar o Nexus Toolkit disponibilizar a instalação e vai instalar um arquivo que já fez o download.

Em I downloaded a factory… você informou que já fez o download de uma versão e irá informar onde está.

Em ‘No Wipe Mode’ você vai informar que NÃO deseja que os seus dados sejam apagados durante o processo de atualização, mas por precaução sempre faça um backup antes.

Em ‘Force Flash Mode’ você vai forçar o processo de instalação, esta opção é necessária para suprir o alerta e a mensagem de erro que falei acima, sem esta opção definida o erro irá ocorrer e a atualização não será concluída.

Ao clicar no botão OK será aberta uma janela para você selecionar o arquivo da image factory do Android, é só apontar e pronto, o processo irá prosseguir abrindo uma janela do CMD com o andamento da atualização.

Como resolver o erro ao atualizar Android 5.1: finalizando a atualização

Ao final do processo seu Nexus 5 será reiniciado e este primeiro boot pode demorar bastante, pois ele vai checar e atualizar todos os aplicativos que você tem instalado.

Depois de todo este trabalho e espera seu Nexus 5 finalmente está atualizado com o Android 5.1.

 

 

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias