Static em Java


Você sabe o que é static em Java? Não? Não se preocupe, muita gente também não sabe. Bem, vamos primeiro falar o que é static em Java, static nada mais é do que uma garantia de que uma variável ou método terá apenas uma referência na memória.

Outro ponto é que static não tem o ponteiro this.

Para acessar um método static você só pode fazê-lo de duas maneiras, ou acessa de dentro de outro método static ou cria uma instância (sem ser static) e a partir daí pode fazer o que quiser e de dentro de um método não static você pode acessar tanto um método static como um não static de forma direta.

Outra utilidade para static é pode utilizar as coisas de forma direta sem precisar criar instâncias.

Trocando em miúdos, uma classe ou método static não tem o seu conteúdo “zerado” toda vez que é criada uma nova instância.

Pronto agora você já sabe o que é static em Java e com o tempo experiência em desenvolvimento Java você vai aprendendo onde e como usar de maneira mais conveniente o static.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias