O poder da Internet


Sempre digo de que sistemas ERP sob o conceito de cliente/servidor terão um fim próximo, muito desenvolvedor dinossauro acha ruim e diz que o cliente/servidor nunca será superado por sistemas baseados na Web, acho que essas pessoas estão um pouco atrasadas, mas recentemente tive contato com Javacard.

Para quem não sabe, Javacard é a tecnologia da plataforma Java utilizada nos cartões com chip (cartões de crédito, bancário, celular, etc), é largamente utilizada nesses dispositivos e tem forte aderência do mercado.

Até a especificação 2.x do Javacard a aplicação era tratada como um software comum dentro do dispositivo, ao ser compilado era enviado ao cartão e pronto. Pelo que puder analisar toda a saida de acordo com o protocolo de comunicação do cartão deveria ser convertida em bytes e não emitida em String diretamente, o que na minha opnião gerava um trabalho a mais de forma desnecessária.

Apesar de simples e facilmente assimilada para quem já trabalha com Java, a tecnologia Javacard tinha suas particularidades.

Agora com a especificação 3.x do Javacard a coisa mudou um pouco. Agora do desenvolvedor cria um servlet Java para enviar ao cartão e por excelência o método de saída de informação de um servlet são strings contendo tag’s HTML, e o mesmo ocorre no Javacard, ou seja, você desenvolve para Web e coloca tudo para ser utilizado no cartão.

Resumindo, a programação Web começa a escapar do browser e correlatos para interagirem com outras plataformas de execução.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias