Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas

Mais segurança! As mensagens do WhatsApp agora são criptografadas em todas as plataformas para evitar vazamentos. Mas os problemas são maiores, veja todos os detalhes aqui.

Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas
Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas

Se você está acompanhando a internet nos últimos meses deve ter acompanhado o embate entre o WhatsApp e a justiça de vários países, inclusive do Brasil, em busca de quebra de sigilo das mensagens para que investigações avancem e agora parece que um novo elemento vai pesar a favor do próprio WhatsApp: mensagens do WhatsApp agora são criptografadas.

Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas: o que é isso?

Na prática isso significa que com a criptografia de ponta a ponta qualquer pessoa ou entidade que tentar interceptar as mensagens ou ainda recuperar os diálogos posteriores não vão conseguir, inclusive o próprio Facebook, que atualmente é o dono do WhatsApp, irá conseguir recuperar as mensagens.

Somente a pessoa ou grupo envolvido na mensagem será capaz de receber e descriptografar a mensagem deixando-a inteligível novamente.

A justiça está vibrando, só que não.

Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas: os problemas com a justiça

Como o WhatsApp está sendo fortemente pressionado, chegando ao ponto de ser bloqueado em todo o território nacional, pois a justiça de vários países alegam que precisam de acesso a mensagens trocadas entre usuários para que investigações avancem.

A discussão é ampla e complexa e repetidamente o Facebook tem se negado a atender os pedidos da justiça e é aí que a criptografia, que era um projeto antigo do WhatsApp, tira de cena a responsabilidade de Facebook sobre os diálogos trocados.

Simplesmente pois a partir de agora nem mesmo o Facebook vai conseguir desfazer o processo e ter acesso novamente as mensagens, assim existe uma justificativa válida para que as repetidas solicitações não sejam atendidas.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias