Malware infecta iOS e OSx de forma automática

Novo malware infecta iOS e OSx de forma automática. Saiba todos os detalhes sobre esta nova praga e como evitar ter seu computador ou gadget infectado.

[ad#texto]

Existe um mito de que o OSx e o iOS são extremamente seguros e totalmente imunes a qualquer tipo de malware, mas a realidade é bem mais complexa e um malware infecta iOS e OSx na China com alto potencial para se espalhar pelo mundo.

Malware infecta iOS e OSx
Malware infecta iOS e OSx

A infecção começou na China por usuários que utilizaram a loja chinesa Maiyadi App Store, pois ainda não se sabe ao certo esta loja possuía cerca de 467 Apps infectados, dessa forma vários sistemas OSx foram infectados e o pior é que este malware possui uma característica muito peculiar: ele também vai infectar qualquer dispositivo com iOS.

Assim qualquer dispositivo com iOS que se conectar OSx que estiver infectado também vai ser infectado, pois o malware irá instalar diversos Apps de terceiros maliciosos, independente do dispositivo com iOS possuir jailbreak ou não.

Dessa forma o malware infecta iOS e OSx a partir de um sistema OSx já infectado apenas pelo ato de conectar seu gadget a porta USB, nem mesmo é preciso efetuar alguma ação, o WireLurker fica monitorando todas as portas USB aguardando um dispositivo com iOS ser plugado.

Os danos provocados pelo malware, chamado de WireLurker, ainda são desconhecidos. Isso mesmo, até agora quem quer que seja que esteja por trás do WireLurker está apenas observando a sua capacidade de propagação (até agora ele já foi baixado da loja chinesa cerca de 356.000 vezes).

Embora as infecções se concentrem na China é apenas uma questão de tempo até que algum OSx se infecte através da loja chinesa e depois comece a propagar o malware para dispositivos iOS fora da China.

A Apple ainda está desenvolvendo uma correção (que não tem data para ser distribuída) e a recomendação é não utilizar nenhuma loja de terceiros para conseguir Apps e muito menos instalar um App baixado de um site qualquer, pois a chance de ocorrer uma infecção do WireLurker é muito alta.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 319 outros assinantes

Busca

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categorias