Microsoft .Net será open-source

É oficial, o Microsoft .Net será open-source, foi isso que a Microsoft anunciou e dessa forma visa impulsionar o desenvolvimento em .Net para Linux e OSx.

[ad#texto]

Um fato realmente inédito ocorreu, hoje (12 de novembro) a Microsoft anunciou que o Microsoft .Net será open-source, um fato realmente impensável principalmente para quem viveu o início dos anos 2000 e presenciou toda a rivalidade e rixa da Microsoft com o pessoal do open-source (Linux) e vice-versa.

Microsoft .Net será open-source
Microsoft .Net será open-source

Porém, mesmo todo o otimismo em torno da notícia de que o Microsoft .Net será open-source algumas considerações devem ser levadas em conta, a principal delas é o fato que somente será aberto o código referente ao lado do servidor, todos os componentes do lado do cliente continuará fechado.

Em parte isso se deve devido ao alto acoplamento com o Windows e seus próprios componentes nativos, abrir o lado do cliente seria o mesmo que revelar segredos importantes do próprio Windows.

E antes que joguem pedras na equipe de desenvolvimento do Windows, o alto acoplamento existe pois era impensável que um dia o código-fonte do .Net fosse aberto e por isso os componentes do lado do cliente foram construídos com foco na otimização e não no baixo acoplamento.

Como nada é de graça (e nem deveria ser) a Microsoft espera que a abertura do código-fonte do .Net aumente a disponibilidade de desenvolvedores, apps e recursos para desenvolvimento em .Net e que apps sejam desenvolvidos em .Net para as plataformas Linux e OSx.

Como o processo de abertura do código-fonte do .Net será uma tarefa complexa a Microsoft está angariando apoio do projeto Mono e de diversas outras comunidades de desenvolvedores e a estimativa é que todo o processo de abertura perdure por pelo menos seis meses e ao seu final o projeto ficará disponível no GitHub sob licença MIT.

E para finalizar, não podemos falar em .Net sem falar no Visual Studio, a Microsoft salienta que o Visual Studio Community 2013 é destinado a pequenas empresas de forma gratuita e que possui um bom conjunto de ferramentas e componentes para desenvolvimento de apps diversos, inclusive os baseados em cloud computing.

Porém não existe nenhuma notícia oficial por parte da Microsoft que aponte para uma possível abertura do código do Visual Studio ou ainda o desenvolvimento de versões do Visual Studio específicas para Linux ou OSx, ou seja, por enquanto somente o Microsoft .Net será open-source.

 

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias