Malware consegue roubar senhas e transmiti-las utilizando som inaudível

[ad#texto]

Pesquisadores de tecnologia conseguiram realizar um feito interessante, eles infectaram dois notebooks e conseguiram fazer com que o malware utilizado transmitisse dados de um notebook para outro utilizando um conjunto de speakers e microfones, ou seja, através de sons inaudíveis.

Malware transmitindo dados pelo som
Malware transmitindo dados pelo som

A técnica utilizada para transmissão de dados pelo som não é necessariamente nova, ela já é utilizada para transmitir dados na água, porém o ensaio serve para demonstrar possíveis falhas de segurança em sistemas computacionais.

Nos testes o malware não utilizou nenhum tipo de rede e os dados foram transmitidos a uma taxa de 20 bits por segundo a uma distância de até 20 metros, não é muita coisa, mas o suficiente para que dados sensíveis como login e senha sejam capturados e enviados para alguém que esteja próximo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias