Logar no Linux (Ubuntu) como root sem senha!


Por estes dias tentando resolver um problema estranho que ocorreu no Ubuntu (o arquivo /etc/group tinha simplesmente sido alterado do nada) recebi uma dica que me deixou preocupado, pois existe uma forma de se conectar vai Grub no Linux como root sem a senha.

Para tal proeza basta na hora do boot teclar ESC e ir na segunda opção (Recovery Mode), irá aparecer uma tela de fundo azul com algumas opções, escolha a opção root  log drive mode (ou algo assim, geralmente é a penultima opção). Irá ser habilitado um terminal como root sem você ter que saber a senha.

Simples assim.

Não temos modo gráfico (também seria pedir demais), mas um usuário poderia conseguir acesso irrestrito ao seu sistema dessa forma.

Porém nem tudo é tão fácil como parece, para conseguir empreender tal modo de ataque o invasor precisa ter presença física no computador que será invadido, pois até que eu saiba não existe forma de logar remotamente no boot para acessar o Grub.

Existe uma outra forma de proteger o seu Grub (e o seu Linux) que é colocar uma senha diretamente no Grub, mas isso ainda vou testar para ver o impacto que pode causar no Linux e depois falo aqui.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias