Colocando senha do Grub


Eu já falei aqui de como acessar o Linux como root sem precisar da senha utilizando um descuido do Grub. Para implementar mais segurança é preciso colocar uma senha no Grub na hora do recovery mode. Isso pode ser feito de duas formas, a primeira é mais complicada e o arquivo /boot/grub/grub.conf precisa ser editado o que pode propiciar a erros (principalmente para usuários iniciantes).

Mas existe um aplicativo que pode ser instalado via Synaptic chamado StartUp-Manager que vai gerenciar a configuração do Grub em modo gráfico facilitando todo o processo. Após a instalação basta executar o software (será solicitada a senha de root) e na aba Segurança escolha “Senha de proteção do modo de segurança” e nos campos abaixo digite a senha e depois confirme.

Assim todo vez que alguém tentar acessar o recovery mode via Grub precisará saber a senha impedindo um acesso como root não autorizado e preservando a segurança de todo o sistema.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias