Ubuntu rodando no Galaxy Note 8 é realidade

Quem diria que o ano do Linux iria ser renovado em 2017? Ubuntu rodando no Galaxy Note 8 é realidade e já existe até material de demonstração do experimento.

[ad#texto]

Ubuntu rodando no Galaxy Note 8
Ubuntu rodando no Galaxy Note 8

Convergência já foi a palavra da vez no mundo de TI nos anos 2000, mas agora eis que surge o Ubuntu rodando no Galaxy Note 8.

Com um grande esforço da Samsung, foi apresentado um vídeo que demonstra o DeX executando o Ubuntu em um Galaxy Note 8, que ao que tudo indica não vai pegar fogo.

Para quem não conhece, o DeX é um acessório que irá transformar o Note 8 em um desktop, e nos primeiros testes ficou evidente a limitação do software, leia-se Android.

Como o Android ainda é limitado para multitarefa e também temos a limitações dos aplicativos sendo executados em tela grande, o problema era sério e poderia levar por água abaixo uma ótima estratégia.

Ubuntu rodando no Galaxy Note 8: como tudo vai funcionar

Como tudo é conceitual, tudo ainda poderá mudar sem aviso prévio.

Assim, as informações ainda são poucas, porém tudo isso pode ser muito interessante.

O Linux on Galaxy é um APP que ao ser acionado dará acesso para vários outros sistemas, que por sua vez serão selecionados pelo próprio usuário.

Desta forma, se o DeX não conseguir suprir as necessidades este sistema selecionado será utilizado.

É sem dúvida uma saída elegante para o problema de compatibilidade do Android.

Como tudo ainda é vago não temos a certeza que quais distros estarão disponíveis nativamente e nem se poderão ser instaladas “a parte”, mas existe uma informação de que as distribuições Linux rodarão sobre o mesmo kernel “para garantir a melhor performance possível”.

[ad#texto]

Ubuntu rodando no Galaxy Note 8: os primeiros testes

Existe um vídeo demostrando o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) sendo executado.

Neste vídeo é possível visualizar o Eclipse aberto com a edição de um código em C++.

Com o foco sendo desenvolvedores a adoção do Linux se torna uma ótima opção, mais natural impossível.

Se a plataforma vingar, será também uma ótima oportunidade para o Linux que anda caído ultimamente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.