Instalando a API RXTX para leitura serial pelo Java.

O primeiro passo é baixar a API RXTX, ela é portada para Windows, Linux e Mac, esse processo de instalação é para o Windows versão 2000 ou superior, nesse tutorial eu utilizei o Windows XP e Java 1.5.0 update 8, mas o descrito aqui é facilmente adaptado para a sua versão.

O primeiro passo é extrair os arquivos que estão zipados, eu recomendo extrair os arquivos para dentro da pasta onde está instalado o Java (SDK), geralmente fica em C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_08 (no meu caso a versão instalada é a 1.5.0 update 8, por isso a terminação jdk1.5.0_08, mas pode variar de acordo com a versão).

Feito isso será criada a pasta rxtx-2.1-7-bins-r2 dentro dessa pasta existe um arquivo chamado RXTXcomm.jar copie este arquivo para a pasta lib tanto do seu JDK quanto do JRE (mesmo quando você instala somente o JDK, para desenvolvimento, é instalado uma versão do JRE, run-time).

Depois dentro da pasta rxtx-2.1-7-bins-r2 você vai encontrar uma pasta chamada windows, dentro desta pasta você irá copiar os arquivos rxtxParallel.dll e rxtxSerial.dll para as pastas system32 dentro da pasta de instalação do seu Windows, geralmente é C:\Windows.

Pronto, agora só falta configurar as variáveis de ambiente e se estas variáveis não forem configuradas corretamente a sua leitura serial não irá funcionar, para isso você precisa ir no Painel de controle -> Desempenho e manutenção -> Sistema -> Avançado -> Variáveis de ambiente, em primeiro lugar crie uma variável com o nome de JAVAHOME e dentro aponte para a pasta de instalação do seu Java, no meu caso ficou assim: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_08, agora crie outra variável de ambiente com o nome de CLASSPATH e coloque o seguinte valor para ela .;JAVAHOME, falta pouco, agora edite a variável PATH e adicione o seguinte valor ao final dos valores já adicionados ;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_08\bin, se por acaso você não tiver a variável PATH é só criar e adicionar a ela o valor.

Ficou um pouco longo o tutorial mas está tudo explicado, após tudo isso reinicie o seu computador e partir daí­ é só desenvolver sua aplicação. Até o final da semana estaremos colocando um tutorial explicando (com código) como fazer um leitor simples da porta serial em Java.

Tags:
matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias