Implementando IF via JSTL no Java

[ad#texto]

Vamos falar mais um pouco de JSTL no Java?

Já mostramos aqui uma lista de operadores condicionais, agora vamos mostrar como aplica-los em testes de condição, o famoso IF no JSTL, que por sinal não possui suporte a cláusula ELSE, é somente o IF e ponto final. Veja o exemplo de um IF no JSTL com um teste simples:

<c:if test="${i % 2 == 0}">
	<c:out value="${i}"/>;
</c:if>

Viram, o teste do IF está fazendo o calculo do modulo de 2 e quando for zero ele entra, senão passa direto, sem direito a ELSE.

Mas e se eu precisar utilizar o ELSE, eu posso precisar testar uma variável e caso ela for um valor pré-definido entra no IF senão faz outra instrução? Utilizar dois IF´s fazendo o mesmo teste só que um inverso ao outro não é uma solução bonita, embora funcional, optamos então por utilizar o CHOOSE, com ele podemos simular um IF/ELSE. Veja um exemplo:

   <c:choose>
      <c:when test="${i % 2 == 0}">${i} (par)</c:when>
      <c:otherwise>${i} (impar)</c:otherwise>
   </c:choose>

Notaram que o OTHERWISE faz o papel de ELSE no exemplo acima, que semelhante ao primeiro, ele testa o módulo para ver se a variável i é par ou impar.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias