Governo alemão brincando de hacking
[ad#texto]
Pelo jeito o termo privacidade e segurança digital não tem sido o forte dos governos atuais, aliás, praticamente nenhum governo tem respeitado a privacidade do cidadão.
Foi assim que o grupo hacker denominado Chaos Computer Club descobriu via engenharia reversa um worm apelidado de R2D2 que tem como função principal a espionagem, isso mesmo, o R2D2 tem capacidade de rastrear as informações digitadas e enviadas pelos principais browsers (incluindo o azarão Opera), gravar conversas (inclusive o áudio) do Skype e diversos outros comunicadores.
Além de capturar e enviar as informações a um destino ainda não especificado e claro o R2D2 tem a capacidade de se atualizar adicionando updates e novas funcionalidades.
As investigações do grupo hacker apontam que o criador do Worm foi o governo alemão, que é claro negou todas as acusações, porém um documento vazado de 2008 vazado pela Wikileaks cita um elo de ligação entre o governo alemão, uma empresa especializada em segurança digital e o primeiro contato com o Worm.
As principais empresas que desenvolvem antivirus já liberaram updates para seus produtos serem capazes de lidar com segurança com o R2D2, resta agora saber se a culpa vai mesmo recair sobre o governo alemão ou vai tudo ficar no disse que disse, sem de fato penalizar o culpado.
Mas o principal ponto dessa questão é que se nem o governo preza mais pela privacidade e segurança do cidadão quem é que irá faze-lo na Internet? Ou será que todos terão que ser o responsável pela sua própria segurança e vai ser o velho oeste em pessoa.
Fonte: Tecnoblog