Firefox de novo mais uma vez

[ad#texto]

Voltei a realizar testes de uso com a nova versão do Firefox, que atualmente está na versão 19.0.2.

Esta versão resolveu alguns problemas referentes a performance em equipamentos com GPU AMD HD (o meu caso) e com isso a tão esperada performance sempre anunciada pela Mozilla realmente foi alcançada, até mesmo a engine de JavaScript está mais responsiva e ágil em processar sites e sistemas Web.

A sincronização entre instalações de versões desktop e versões mobile está bem acertada, falando em mobile tanto o start do Firefox quanto a navegação em si está muito mais veloz que o Chrome (o Chrome para Android nunca foi um primor de desempenho), um ponto positivo é a renderização de fontes, muito superior ao Chrome.

E agora, qual browser escolher?
E agora, qual browser escolher?

Falando da versão desktop, o Chrome ainda tem um start mais rápido, mas com o Firefox eu termino primeiro, resumindo entre clicar no ícone do browser até o termino do carregamento de uma página o Firefox entrega primeiro que o Chrome (não estou fazendo nenhum teste específico, isso apenas foi notado na navegação usual do dia-a-dia, afinal existe teste melhor que este?).

Mais um ponto positivo em favor do Firefox é o fato dele utilizar o plugin do Flash ao invés de uma implementação própria. O Chrome peca nisso, afinal o desempenho de vídeos HD no Youtube ou outras fontes no Chrome exige muito mais do equipamento e tende a ser frustrante em equipamentos com hardware menos potente (ter que comprar um equipamento top de linha para assistir vídeos no Youtube é complicado), a experiência do usuário com o plugin do Flash é muito mais fluída e exige menos recursos de hardware.

Outro detalhe é que o Firefox tem consumido menos de CPU e memória RAM se comparado ao Chrome.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.