Estão tentando derrubar a internet

Parece que estão tentando derrubar a internet, mas pelo que notamos isso é um pouco mais difícil do que sabemos. Veja todos os detalhes aqui.

Estão tentando derrubar a internet
Estão tentando derrubar a internet

Na madrugada do dia 30 de novembro e do dia 1 de dezembro presenciamos um enorme ataque aos servidores-raiz da internet, onde 3 deles não aguentaram o tráfego enorme e acabaram por “cair”, mas nenhum de nós notou e o motivo disso é bem simples: da mesma forma que eles controlam a internet eles não centralizam nada. Mas este episódio só nos leva a crer que estão tentando derrubar a internet.

Mas em meio a um volume de acessos tão grande quem foi o responsável? Ainda ninguém divulgou e é provável que nunca saibam exatamente quem ou o que estava por trás, mas uma coisa é certa, este tipo de ataque é totalmente inócuo e tem pouca relevância no cenário mundial.

Estão tentando derrubar a internet: o que aconteceu

Todos já devem saber que existem ao todo 13 servidores-raiz, que na verdade são servidores de DNS, que de forma bem resumida são responsáveis por todo o endereçamento de nomes na internet e mesmo que três deles não tenham aguentado a elevação de tráfego ninguém notou nada, absolutamente nada, nem mesmo lentidão.

Mas porque?

A questão principal é que a estrutura da internet é distribuída e desde o seu nascimento ela foi concebida para suportar todo tipo de ataque sem que sofresse queda.

A seguir vamos explicar o motivo para você dormir tranquilo.

Estão tentando derrubar a internet: por que isso nunca dará certo

O primeiro ponto é que a lista de 13 servidores é muito maior, na verdade existem 13 entidades e cada entidade é na verdade uma grid de servidores, algo semelhante a um CDN, espalhado pela planeta e quando você acessa um deles será automaticamente direcionado para o que estiver mais próximo de você, assim um cracker que não tem controle para qual servidor será direcionado pode até derrubar um dele, mas todos os outros servidores da entidade continuarão a funcionar.

Toda este mecanismo de redirecionamento é provido pelo método de roteamento Anycast.

Outro ponto muito importante, ao acessar a internet você dificilmente irá trafegar por um servidor-raiz, pois centralizar todo o tráfego além de perigoso é inviável, assim existem diversos servidores DNS “menores” que são na realidade os responsáveis por suprir a internet e estes servidores apenas sincronizam de tempos em tempos com os servidores-raiz.

Assim, mesmo considerando um ataque virtualmente impossível onde todos os servidores-raiz parassem de responder a internet continuaria funcionando por vários dias.

Viram? Todos podemos dormir em paz que a internet nunca vai “cair”.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias