Escrevendo um XML no PHP.
Realmente existem várias dúvidas sobre como gerar um XML corretamente, se a linguagem oferecer suporte a algum parser a tarefa fica mais simples e abstrata, porém algumas linguagens impõe que tudo seja feito na unha vai comandos para escrever em arquivo. No PHP a partir da versão 5 existe o parser DOM que é o que será utilizado para escrever nosso XML, então vamos ao que interessa:
$xmlDoc = new DOMDocument(‘1.0’, ‘utf-8’);
$xmlDoc -> formatOutput = true;
Nesse ponto será definido o construtor DOM, a versão do XML e o seu charset (recomendo que o padrão UTF-8 seja utilizado pois ele se comporta melhor com arquivos XML) e por fim a configuração para a saída do arquivo ser de forma limpa.
$sabores = $xmlDoc -> createElement(‘sabores’);
$sabores = $xmlDoc -> appendChild($sabores);
Aqui vamos criar a tag <sabores> a adicionar ela como a primeira tag do nosso XML, observem como tudo é feito de maneira direta e simples, deixando o trabalho “sujo” por conta do parser.
$idHot = $xmlDoc -> createElement(‘idHot’, “identificador do arquivo.”);
$idHot = $sabor -> appendChild($idHot);
$titulo = $xmlDoc -> createElement(‘titulo’, “Título vai ser aqui!”);
$titulo = $sabor -> appendChild($titulo);
$comentario = $xmlDoc -> createElement(‘comentario’, “Aqui vamos deixar o nosso comentário sobre o título.”);
$comentario = $sabor -> appendChild($comentario);
Acima foi criado mais 3 tags que serão filhas da nossa primeira tag, o código pela sua grande simplicidade é totalmente autoexplicativo, basta criar a tab, incluir o seu conteúdo e em seguida indicar de quem essa tag é filha, tudo muito simples.
$xmlDoc -> save(“teste.xml”);
Pronto, agora é só dar o comando para salvar o seu arquivo, que o XML está criado. Usando essa técnica o XML além de estar com charset UTF-8 já terá alguns caracteres especiais tratados como entidades HTML. Tudo simples e de forma abstrata, sem complicação e tudo o resto.
Agora é só ver a sua necessidade, analisar o código e colocar em prática.