Cuidado ao atualizar seu bloco de dados no Forms 6i


Você tem um Form desenvolvido em Oracle Forms 6i e precisa adicionar um novo campo criado na tabela que alimenta o bloco de dados do referido Form. Tarefa fácil, basta atualizar o bloco de dados e arrumar um lugar para o novo campo no seu layout e pronto, tudo resolvido. Não.

Fazendo isso algum gatilho (trigger) que possivelmente exista no seu bloco de dados (não os gatilhos dos demais campos) podem ser apagados e o prejuízo dependendo da quantidade de gatilhos existentes pode ser grande.

Em casos assim o ideal é que o campo seja criado de forma manual, embora pareça a primeiro momento um retrocesso a chance de perda de gatilhos é praticamente nula e por se tratar de somente um ou poucos campos o trabalho braçal nem será assim tão fatigante.

O Oracle Forms 6i é muito ágil para o desenvolvimento, mas alguns bugs como este realmente tiram o sono e sempre tendem a ocorrer em momentos de extrema pressão ou necessidade extrema do cliente em utilizar o novo recurso (de acordo com a Lei de Murphy).

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias