Data de validade para os seus dados
Com o crescente uso da Internet a troca de informações além de causar transtornos na hora do armazenamento também trás um problema: o que fazer que informações sigilosas que ficam as vezes rodam por aí sem rumo? Parece que um grupo de cientistas conseguiu uma boa solução, a autodestruição.
Com a tecnologia baseada em redes P2P, onde as chaves de criptografia ficaram dispersas na rede é possível impor uma “data de validade” para e-mails, informações, etc, etc permitindo que passado esse período certos números tendessem a erodir impedindo o “entendimento” da referida informação.
Ainda é muito cedo, mas os próprios criadores da tecnologia prometem um sistema 100% confiável e de que as chaves de validação da criptografia ao ficarem dispersas na rede estariam seguras contra tentativas de acesso de terceiros.
Em termos de segurança nada é 100% seguro, nada mesmo. Se a tecnologia realmente emplacar e cair no uso popular irá ficar “interessante” para hackers e crackers a quebra de sua metodologia de segurança e fatalmente isso irá acontecer, mais dia, menos dia.
Mas a idéia de impor uma “data de validade” para nossos dados é muito interessante para garantir, ou pelo menos aumentar, o nível de segurança de nossos dados, já que mesmo formatando um HD, por exemplo, é possível voltar a formatação e recuperar os dados. Imaginem também a questão do cloud computing.