Data de validade para os seus dados


Com o crescente uso da Internet a troca de informações além de causar transtornos na hora do armazenamento também trás um problema: o que fazer que informações sigilosas que ficam as vezes rodam por aí sem rumo? Parece que um grupo de cientistas conseguiu uma boa solução, a autodestruição.

Com a tecnologia baseada em redes P2P, onde as chaves de criptografia ficaram dispersas na rede é possível impor uma “data de validade” para e-mails, informações, etc, etc permitindo que passado esse período certos números tendessem a erodir impedindo o “entendimento” da referida informação.

Ainda é muito cedo, mas os próprios criadores da tecnologia prometem um sistema 100% confiável e de que as chaves de validação da criptografia ao ficarem dispersas na rede estariam seguras contra tentativas de acesso de terceiros.

Em termos de segurança nada é 100% seguro, nada mesmo. Se a tecnologia realmente emplacar e cair no uso popular irá ficar “interessante” para hackers e crackers a quebra de sua metodologia de segurança e fatalmente isso irá acontecer, mais dia, menos dia.

Mas a idéia de impor uma “data de validade” para nossos dados é muito interessante para garantir, ou pelo menos aumentar, o nível de segurança de nossos dados, já que mesmo formatando um HD, por exemplo, é possível voltar a formatação e recuperar os dados. Imaginem também a questão do cloud computing.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias