Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL

Veja como detalhes podem fazer toda a diferença quando falamos em tuning Oracle. Veja detalhes de como deixar sua aplicação PL/SQL mais rápida.

[ad#texto]

Um detalhe que muitos ignoram quando falamos de performance e desempenho crítico é o cuidado ao declarar variáveis locais para inteiros, elas podem ser decisivas no seu projeto de tuning Oracle.

Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL
Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL

Quando for fazer isso tenha sempre a preferência por utilizar PLS_INTEGER (notação mais nova) ou pelo menos BINARY_INTEGER (notação mais antiga), mas porque utilizar o tipo PLS_INTEGER para inteiros?

Esta recomendação se deve ao fato de que o tipo PLS_INTEGER exige menos armazenamento e que em operações aritméticas seu processamento é baseado em hardware, além disso os o tipo NUMBER e seus subtipos são projetados para precisão e portabilidade e não desempenho.

Até mesmo o tipo INTEGER é desencorajado, pois internamente ele é tratado como um ponto flutuante sem casas decimais, prejudicando muito o desempenho.

Além disse os subtipos INTEGER, NATURAL, NATURALN, POSITIVE, POSITIVEN e SIGNTYPE utilizam verificação adicional em tempo de execução o que também denigre o desempenho.

Em projetos de tuning Oracle ocorre com certa frequência o foco se concentrar no tratamento de queries, loops e até mesmo reengenharia das tabelas e pequenos detalhes como os que são apresentados aqui passam desapercebidos, porém dependendo da rotina PL/SQL estes pequenos ajustes irão garantir uma melhora substancial na performance.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias