Configurando corretamente o Java no Ubuntu


Hoje instalar a versão do Java (seja o JRE ou o JDK) distribuida pela Sun no Ubuntu é muito simples, basta ir no Synaptic, localizar os pacotes e iniciar o processo de download e instalação, nesse exato momento a versão distribuida pelos repositórios do Ubuntu é o Java 6 update 10.

Porém caso você também tenha outras distribuições da JVM do Java (sim, existem várias) alguns conflitos podem ocorrer, principalmente porque a JVM oficial que é a Sun é preferida pelos desenvolvedores para suas aplicações e caso você utilize outra algumas incompatibilidades podem ocorrer.

Para solucionar esse conflito e direcionar o Ubuntu a utilizar a JVM da Sun como padrão é preciso abrir o terminal e utilizar o seguinte comando:

sudo update-alternatives --config java

A saida desse comando será alguma coisa parecida com isso:

Existem 2 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-4.2
*+        2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão[*] ou digite o número da seleção

Nesse exemplo aparecem duas JVM,a primeira é a provida pelo GNU e a segunda é provida pela Sun, nesse exemplo a provida pela Sun já é a padrão, caso queira alterar basta digitar o número 1 do nosso exemplo e o Ubuntu irá automaticamente assumir a JVM do GNU como a JVM padrão do sistema.

Caso não queira alterar nada é só pressionar “Enter”.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.