Como exibir e esconder arquivos ocultos no MacOS

Embora não seja tão simples veja como exibir e esconder arquivos ocultos no Mac OS X sem precisar digitar linha de código no Terminal. Veja esta e outras dicas no site.

Como exibir e esconder arquivos ocultos no Mac OS X
Como exibir e esconder arquivos ocultos no Mac OS X

No Windows é bem simples selecionar uma opção que faz o Windows Explorer exibir ou esconder arquivos ocultos, mas realmente esta não é uma tarefa tão fácil assim quando estamos no OS X. Embora seja menos intuitivo não é impossível e vamos exibir duas formas para realizar esta tarefa e também para reverter, então veja como exibir e esconder arquivos ocultos no MacOS.

Como falamos antes vamos apresentar duas formas, uma via terminal para quem gosta de digitar linhas de código e a outra utilizando um pequeno App.

Como exibir e esconder arquivos ocultos no MacOS: via terminal

Vamos primeiro exibir a forma via terminal, para isso abra o terminal (Aplicativos > Utilitários > Terminal) ou simplesmente CMD + Espaço e digite Terminal. Com o Terminal aberto execute o comando abaixo:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles -bool true

Agora basta reiniciar o Finder teclando CMD + ALT + ESC, selecione o Finder e clique em reiniciar e pronto, quando o Finder voltar ele já estará exibindo pastas e arquivos ocultos que são facilmente identificados por terem um ponto no início do nome.

Para reverter basta no Terminal executar o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles -bool false

O processo é o mesmo, basta reiniciar o Finder e pronto, tudo terá voltado ao normal.

[ad#texto]

Como exibir e esconder arquivos ocultos no MacOS: via App

Existe um pequeno App chamando Hide-unhide que faz de forma muito simples o processo explicado acima, para utiliza-lo basta seguir os passos abaixo:

  • Faça o download no site;
  • Extraia o arquivo e clique duas vezes no arquivo extraído e pronto, o Finder vai reiniciar automaticamente e já passara exibir arquivos e pastas ocultas;
  • Para reverter basta clicar no ícone do Hide-unhide que se encontra no Dock e pronto, tudo voltará ao normal.

É bem simples, basta escolher.

Tags:, ,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias