Galaxy TabPro S, um tablet parrudo

Muitos profissionais almejam um tablet que possa ser usado como notebook (e nunca o contrário), eis que surge o Galaxy TabPro S, um tablet parrudo que vem para competir com o Surface Pro da Microsoft.

Galaxy TabPro S, um tablet parrudo
Galaxy TabPro S, um tablet parrudo

Atualmente vários profissionais estão carentes de um tablet avançado, com bom poder de processamento, memória RAM e armazenamento ao mesmo tempo que possua um teclado físico decente para que seja possível trabalhar como um notebook e ao mesmo tempo tenha a mobilidade de um tablet qualquer. Hoje no mercado temos apenas como opção a linha Surface Pro da Microsoft (que não é comercializada no Brasil), mas a Samsung parece ter notado esta necessidade e apresenta o Galaxy TabPro S, um tablet parrudo.

O Brasil ainda não vai receber esta novidade que foi apresentada oficialmente na CES2016, porém vamos conhecer um pouco mais e torcer para que este segmento finalmente deslanche e que boas opções de diversos fabricantes comecem a surgir e com isso poderemos obter melhores preços e cada vez mais inovação neste segmento que parece esquecido pelas fabricantes.

Galaxy TabPro S, um tablet parrudo: as especificações

Para início vamos apresentar as especificações de hardware apresentadas pela Samsung:

    • Tela de 12” com Super AMOLED de 2160×1440 pixels
    • Processador Intel Core-M de 2,2 GHz
    • 4 GB de memória RAM
  • 128 GB ou 256 GB de armazenamento

Resumindo, é parrudo para um tablet, mas caso seja forçado a trabalhar como um notebook pode ser que em casos de uso mais intenso ele não suporte e o desempenho não seja satisfatório, principalmente se você tentar trabalhar com ambientes virtuais, edição gráfica e afins.

É claro que um Surface Pro terá mais potência, porém apenas o fato de um concorrente aparecer no segmento pode dar impulso neste novo mercado e atrair os olhares de novos clientes e fabricantes, além do mais as especificações acima atendem pelo menos 80% dos usuários de notebooks na atualidade.

Galaxy TabPro S, um tablet parrudo: a carcaça

A Samsung fez um bom trabalho e produziu uma carcaça mais nobre, ou seja, com menos plástico, com diversas partes do corpo em alumínio e um teclado bem montado que passa ao usuário precisão e suavidade ao digitar. Resumindo: um ótimo trabalho na carcaça que se traduz em um sensação de refinamento.

A tela é presa ao teclado por meio magnético e o ponto fraco fica por conta de possuir somente dois ajustes, um com a tela mais “em pé” na posição que a maioria utiliza e outra em uma posição “mais deitada” que sinceramente nunca vi ninguém usar um notebook daquele jeito.

Realmente a Samsung deveria ter se preocupado mais e bolado um ajuste mais gradual, ou pelo menos com mais opções de posicionamento da tela em relação ao teclado.

Galaxy TabPro S, um tablet parrudo: bateria e conexões externas

A Samsung promete até 10,5 horas fora da tomada, mas como esta estimativa é sempre em uma tal de “condição ideal” em um padrão de uso convencional arrisco dizer que a autonomia irá ficar entre 7 a 8,5 horas o que não deixa de ser um bom desempenho.

Falando em conexões externas temos outro ponto fraco, é que a Samsung colocou apenas um porta USB-C que serve também para carregar a bateria (o tempo de carga total é de 2,5 horas), o que pode dificultar um pouco a utilização do equipamento se você tiver a necessidade de utilizar um HD externo, por exemplo.

Existe um adaptador que deixa o TabPro S com mais uma porta USB-C e saída HDMI, porém ele será vendido separadamente e como de costume não será fácil.

Galaxy TabPro S, um tablet parrudo: venda

Ainda não existe uma previsão de venda para o Brasil e tampouco um informe oficial de preço, porém é de se esperar que o preço seja similar ao Surface Pro 4 da Microsoft que se inicia em US$ 899,00 e caso esta faixa de preço se confirme é bem provável que ele seja um fator limitante para que a Samsung venda oficialmente este gadget no Brasil.

Esperando o informe oficial da Samsung sobre a política de venda.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias