Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS

Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS para facilitar a vida do usuário e motivar para que profissionais acertem seus sistemas.

[ad#texto]

Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS
Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS

Desde muito tempo atrás os browsers emitem um alerta do tipo warning (cuidado) quando acessamos uma URL que utiliza SSL, notadamente conhecida como HTTPS, que apresenta elementos sem a proteção do SSL, ou seja, conteúdo misto, mas agora o Google resolveu mudar este comportamento e a atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS.

Pela imagem podemos ver que o Google “rebaixou” os sites com conteúdo misto, pois agora na barra de endereços o ícone exibido será o ícone tradicional de uma página sem SSL.

Foi uma forma de penalizar, afinal é bem controverso esta situação de conteúdo misto e é uma técnica muito usada para ludibriar o usuário e obter a captura de dados.

Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS: o motivo

De acordo com o próprio Google, esta alteração vem de encontro como uma forma de motivar desenvolvedores e administradores de infraestrutura a migrar seus sistemas para que utilizem SSL de forma integral, sem restrições.

Enquanto este processo de migração não se completa os usuários não irão mais visualizar um alerta, o que de certa forma poderia até mesmo assustar usuários menos experientes, assim esta atitude do Google visa uma melhor usabilidade.

Atualização do Chrome elimina alerta de HTTPS: os próximos passos

O planejamento do Google é limpar ao máximo o status do HTTPS e em um futuro próximo somente dois status deverão existir, o seguro (full HTTPS) e o não-seguro (todas as outras situações).

É uma estratégia benéfica, pois facilita o entendimento por parte dos usuários mais leigos, mais simples e sem nenhum tipo de aceite ou avisos desnecessários e também irá de certa forma motivar para que cada vez mais sistemas Web implementem HTTPS em sua totalidade.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias