5G desembarca no Brasil em 2016
Ainda não tem 4G? Sabia que o 5G desembarca no Brasil em 2016 trazido pela Ericsson em parceria com a Claro? Veja todos os detalhes.
[ad#texto]
O Brasil sempre sofreu com problemas de conectividade, em partes pelo seu grande tamanho territorial e em partes pela falta de interesse e burocracia que aflige o setor de telecomunicações, assim tecnologias 3G e 4G demoraram uma eternidade para dar as caras por aqui, mas isso pode mudar, afinal surgiu a notícia que o 5G desembarca no Brasil em 2016.
É isso mesmo, mesmo já sendo uma realidade em alguns países mais avançados em telecomunicações como a Coreia do Sul ou Japão, uma parceria entre a Ericsson e a Claro irá possibilitar que os primeiros testes da nova tecnologia ocorram já em 2016.
Uma ótima notícia para você que está sofrendo com o 3G, pensando em como fazer para adotar o 4G que infelizmente só funciona nos grandes centros urbanos (e graças a Copa do Mundo de 2014).
5G desembarca no Brasil em 2016: como vai funcionar?
A Ericsson não confirmou uma data específica (somente deixou confirmado o ano de 2016) e também não confirmou o local, mas já sabemos que a Universidade Federal do Ceará foi contactada pela Ericsson para viabilizar os testes em condições reais e entender “como os sistemas serão usados tanto pela sociedade quanto pela indústria”, se tudo correr bem o planejamento é que o 5G se torne comercial em 2020.
Levando em conta o grande espaço territorial e a variedade de relevo e clima que deverá ser enfrentado o lançamento comercial do 5G em 2020 é uma estimativa muito otimista e muito trabalho precisa ser feito, tanto em pesquisa como em qualificação e melhoria geral da infraestrutural atual, que nem consegue dar conta direito do 4G.
5G desembarca no Brasil em 2016: as vantagens
No 3G conseguimos alguns megabits por segundo, no 4G fica dezenas de megabits por segundo e no 5G terá pelo menos 1 Gb/s de velocidade de download e latência inferior a 1 ms, ou seja, é muito mais rápido que o próprio 4G.
Em testes já é possível alcançar 10 Gb/s, uma conexão extremamente veloz até mesmo se comparadas com as conexões atuais de banda larga residencial que é cabeada.
Outra característica do 5G é que ele não foi pensado exclusivamente em alcançar velocidades absurdas, mas também em lidar e suportar várias conexões de streaming de áudio e vídeo simultâneas e isso se resume a melhor qualidade percebida pelo usuário.