Sabe configurar seu usuário no MySQL?
Principalmente em projetos Web o MySQL é hoje sem dúvida o banco de dados mais utilizado, a anos atrás a sua devida simplicidade hoje se transformou em um estigma, pois muitos profissionais de TI que não o conhecem (ou conhecem somente informações de 4 anos atrás) o relegam a um banco de dados de brinquedo, o que não é verdade.
Como o mundo Web é literalmente dominado por PHP + MySQL vou começar a passar alguns comandos para facilitar a utilição do MySQL por quem queira conhece-lo melhor, o primeiro é o GRANT que serve para a definição de privilégios para usuários.
Nota: quando instalar o MySQL, seja em ambiente de testes ou de produção nunca, eu disse nunca, deixe o usuário root com a senha em branco e nem conceda acesso remoto a todos os usuários.
O primeiro exemplo do comando GRANT:
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO
user@IP_MAQUINA IDENTIFIED BY 'alguma_senha' WITH GRANT OPTION;
Esse comando serve para liberar todos os recursos, incluse o próprio comando GRANT para o usuário definido pelo IP da máquina de acesso, então você já sabe o tamanho da encrenca em utilizar esse comando sem critério algum.
Outro exemplo:
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.*
TO user@'%' IDENTIFIED BY 'alguma_senha' WITH GRANT OPTION;
Nesse aqui semelhante ao anterior a única diferença é que o usuário além de ter todos os privilégios também poderá conseguir acesso de qualquer computador.
Como medida de precaução ao utilizar o GRANT no MySQL nunca libere todos os os privilérios, escolha os que o usuário poderá fazer uso, é mais seguro e garanto que irá evitar muita dor de cabeça futura.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.