Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows

Seu Windows está muito lento para acessar os arquivos? Veja como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows e se livre de uma vez deste problema.

Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows
Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows

Quem já utilizou outros sistemas operacionais, como Linux ou Mac, por exemplo, sabe como o gerenciamento de arquivos no Windows é deficiente e gera além de erros lentidão sob determinados aspectos, veja aqui como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows e fique livre deste problema.

Antes de mostrar como se resolver este problema vale lembrar que já falamos sobre como o Windows pode deixar lento o acesso ao HD, inclusive demos uma solução para o caso, mas aqui o problema é outro e também existe um problema bem antigo no Windows onde um HD com um número de arquivos disperso muito grande (mesmo que o volume ocupado seja pouco, o problema aqui é somente a quantidade de arquivos) pode não ser totalmente resolvido com esta dica, mas não custa tentar.

Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows: por que este problema ocorre?

Primeiro, vamos entender porque o problema ocorre: este problema se aprofundou muito com o lançamento do Windows Vista, pois esta versão implementou um recurso que identifica o tipo de arquivo armazenado em uma determinada pasta a fim de otimizar a sua exibição.

Basicamente este recurso tenta identificar o tipo de arquivo pela sua extensão e ajusta a pasta para aquele tipo de exibição, tudo isso é muito legal, mas conforme os arquivos crescem em volume e quantidade isso resulta em lentidão para acessar a pasta.

E mesmo que você já tenha indicado o tipo da pasta o Windows vai insistir em usar a ferramenta Descoberta Automática de Tipo de Pasta para redefinir o tipo da pasta.

Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows: como resolver

O primeiro passa é localizar a pasta (ou as pastas) que estão causando lentidão devido a este recurso do Windows.

Com o botão direito do mouse clique sobre a pasta e depois em Propriedades > aba Personalizado.

Nesta aba vá no item “Otimizar esta pasta para” e selecione o valor “Itens gerais” e mais abaixo selecione a caixa de seleção “Aplicar este modelo também para todas as subpastas”.

Agora é só confirmar no botão OK.

Como pode ver é uma solução bem simples para um problema que até agora a Microsoft ainda não deu solução e que atrapalha muito no uso diário do computador.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias