Como identificar uma placa de vídeo falsa

Um grave problema tem ocorrido com certa frequência, veja como identificar uma placa de vídeo falsa e o que fazer para reaver o seu dinheiro de volta e não ficar no prejuízo.

Como identificar uma placa de vídeo falsa
Como identificar uma placa de vídeo falsa

Ainda me lembro que na época que o Pentium 100Mhz era o top correu por vários meses uma notícia de que vários lotes destes processadores eram falsificações que estavam entrando no mercado brasileiro vai Paraguai, ou seja, via mercado cinza. Como na época internet era coisa muito difícil até hoje ficou o dito pelo não dito e agora esta lenda urbana ressurge quando falamos de placas de vídeo, então veja como identificar uma placa de vídeo falsa.

A diferença é que agora a situação é séria, até porque é bem mais simples comprar os componentes e manufaturar uma placa de vídeo do que falsificar um processar, já que este processo é extremamente complexo, caro e pouquíssimas empresas dominam a técnica atualmente.

Como identificar uma placa de vídeo falsa: como identificar

O primeiro passo é qualificar o seu vendedor e é possível fazer isso consultando o site do fabricante de placa de vídeo de sua preferência e verificar se o vendedor consta na lista de revendedores autorizados.

Após o ideal é qualificar a idoneidade do vendedor no mercado consumidor, utilizando sites como o Reclame Aqui ou também em agregadores de preço como o Zoom (na parte da opinião dos compradores).

E por fim, analise o preço do produto, procurar sempre o melhor preço é importante, mas desconfie de preços muito abaixo da média do mercado, embora isso não seja uma garantia de procedência é um importante fator para revelar possíveis casos de falsificação.

Como identificar uma placa de vídeo falsa: já comprei, como testar?

Se você já comprou e desconfia da procedência da sua placa de vídeo o que você pode fazer é acessar o site do fabricante e obter o detalhamento das especificações técnicas e após isso comparar com as especificações técnicas da placa de vídeo do seu computador, para fazer isso você pode utilizar os aplicativos AIDA64 ou PC Wizard.

Desta forma vai ser possível analisar todos os dados técnicos da placa de vídeo e caso a sua placa seja diferente do informado no site infelizmente você foi mais uma vítima de falsificação de placa de vídeo.

Como identificar uma placa de vídeo falsa: como reaver o meu dinheiro

Nem sempre uma falsificação é culpa do vendedor, como a cadeia de fornecimento de componentes de computadores é complexa ele também pode ter sido enganado e se você comprou de um vendedor idôneo reporte o ocorrido que provavelmente ele irá solucionar o problema, ou trocando a placa por uma verdadeira ou ainda devolvendo o seu dinheiro, e o mais importante, ele vai atrás do seu próprio fornecedor para elucidar o caso.

Se você comprou através de algum portal de vendas distribuídas como o Mercado Livre e afins reporte ao portal e desqualifique o vendedor até que o mesmo resolva o problema.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias