Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Chrome

Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome, acirrando a briga com o líder entre os navegadores, mas quem vence?

[ad#texto]

Mozilla Firefox Quantum é liberado
Mozilla Firefox Quantum é liberado

Há vários anos atrás o Firefox chegou para desbancar o então onipresente Internet Explorer 6 e apesar de desacreditado ele conseguiu. Agora o Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome.

Mas será que vale a pena?

O Firefox depois de perder o primeiro lugar vai conseguir reagir?

Ainda é cedo pra declarar o vencedor, porém as mudanças implementadas pela Mozilla melhoraram muito, o cansado Firefox e é possível que agora ele consiga fazer frente com o Google Chrome se aproveitando dos erros do inimigo.

Mozilla Firefox Quantum é liberado: os erros do inimigo

O Chrome é líder, ninguém vai negar, mas está errando muito ultimamente.

O consumo de memória RAM do Chrome beira o absurdo, a capacidade de isolar abas por PID de processamento fez o consumo de memória chegar ao absurdo, onde um navegador com apenas 5 abas abertas chega a consumir mais de 1,6 GB de RAM.

O visual minimalista do Chrome precisa ser remodelado urgentemente, todos os sistemas evoluíram e o Chrome continua com a mesma cara de sempre e agora isso já está afetando a usabilidade de seus usuários.

Mozilla Firefox Quantum é liberado: as mudanças

Vamos citar algumas das principais mudanças do Firefox:

  1. Muito rápido: além da renderização de páginas web ter ficado muito mais rápido o próprio browser também está mais rápido em coisas triviais, porém importantes, como é o caso da barra de endereços.
  2. Interface: as melhorias implementadas garantem um visual mais limpos, funcional, coeso e esteticamente agradável.
  3. Tipografia: a renderização de fontes pelo Firefox é muito superior ao de seus concorrentes, com reforço de cores e legibilidade aprimorada, aliás neste quesito o pior desempenho é o do Chrome.
  4. Ferramentas: o Firefox ganho várias ferramentas adicionais, como por exemplo, cópia e recorte de páginas.

A briga vai ser dura, mas com esta versão é provável que o Firefox faça frente ao Chrome.

Quem sabe o próprio Google não se mexa e melhore os pontos sensíveis do Chrome.

Para quem quiser fazer o download o Firefox Quantum venha aqui.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.