Vai ou racha para o Opera


O Opera é um navegador Web (browser) tão bom que quase ninguém usa. Falando sério, o Opera tem seus méritos e comparando ele com outros navegadores não deixa a desejar para nenhum e mesmo assim não tem uma boa aderência no mercado, vai entender.

Agora tem muita gente discutindo uma nota que os desenvolvedores do Opera lançaram na Internet a alguns dias atrás, de que a nova versão do browser iria mudar a forma de como encaramos a Web hoje. Eu acho muito petulância um anúncios desses, dá a impressão de ser um esforço final para evitar um morte certa, soa como um hino kamikaze.

O fato é que o Opera realmente inovou, ele lança um recurso junto ao seu browser que permite que você aproveite um webservice e disponibilize conteúdo via Web de forma fácil e direta. Simples assim, temos a possibilidade de distribuir vídeos, fotos, arquivos e páginas HTML a partir do Opera Unite, é uma sacada interessante, não resta dúvida, mas está muito longe de ser uma revolução na Internet, até porque que eu me lembre a idéia não é assim tão nova, pois no Windows 98 era possível instalar e habilitar serviço semelhante chamado de PWS (Personal Web Server).

Agora puxando um ponto mais complexo, um desktop hoje (principalmente utilizando Windows) sofre no quesito segurança e a conexão com a Internet constante só agrava o problema, agora imagine um webservice rodando no seu desktop. Pensou? Isso mesmo, creio que não irá demorar nem 30 dias para que formas de ataque e malware burlem as especificações de segurança do Opera Unite e o utilize para roubo de dados ou ainda para controle externo para uma botnet.

Creio que o serviço será apenas uma grande porta de entrada de intrusos para os desktops e que a sua relevancia para a Internet fique próximo a zero.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias