Jornalistas perdem na briga para blogueiros


A briga entre blogueiros e jornalistas é enorme, os blogueiros de maior sucesso que participam de eventos fechados promovidos por empresas, geralmente para lançamentos de produtos e campanhas, falam de discriminação mesmo. Alguns jornalistas tem a ótica de que o mundo não evolui e que a única forma de mídia é essa tradicional e ultrapassada que eles representam. Novas mídias apoiadas na Internet não tem vez.

Agora os jornalistas receberam um duro golpe, baseando-se no argumento de que só profissionais formados poderiam exercer tal profissão sempre olham com ar de desprezo para blogueiros que na grande maioria não são diplomados nessa área, agora o STF na quarta-feira (17/06/2009) decidiu por oito votos a um acabar com essa obrigatoriedade acolhendo o recurso ajuizado pelo Ministério Público Federal e pelo Sertesp (isso mesmo, o próprio sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo pedia o fim dessa obrigatoriedade).

Já não era sem tempo, temos casos em todas as áreas profissionais onde pessoas com outro tipo de formação (correlata ou não) exercem tão bem quanto a profissão como os formados na área específica e alguns até se destacam na carreira.

Os jornalistas ainda gritam e agonizam em sua própria impáfia mas pouco importa agora, a área está mais aberta e novos nomes de sucesso irão com certeza aparecer por aí e no final teremos um avanço qualitativo nas informações que recebemos todos os dias, ou será que só eu escuto absurdos na mídia proferidos por profissionais formados em jornalismo que nada entendem de outros assuntos mas por causa do seu diploma teimam que tem “autoridade” para falar de todos os assuntos?

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.