Utilizando suas informações com inteligência

[ad#texto]
Hoje vislumbramos um novo desafio para o gerenciamento das empresas, o volume de dados.

O volume de dados é tão alto (e tem aumento contínuo) que se tornou um desafio gerencia-lo de forma eficiente para que eles se transformem em informações de qualidade e possam de fato serem úteis para a empresa.

Neste contexto surgiram diversas ferramentas de business intelligence, o famoso BI, dentre elas uma que merece destaque é o QlikView.

Um dos principais fatores é que o QlikView não se baseia unicamente no conceito de cubo, apesar de utiliza-los de forma muito eficiente, ela adota o conceito de metadados o que eleva a sua flexibilidade e o coloca a frente de outras soluções mais tradicionais que se baseiam somente no conceito de cubo.

Para os profissionais que já trabalham com banco de dados ou pelo menos tem um pouco de experiência com SQL, a boa notícia, o QlikView utiliza uma linguagem chamada AQL que é muito semelhante ao SQL e é com ela que as consultas e cargas são geradas, eu posso confirmar, mesmo um profissional que nunca tenha trabalhado com o QlikView o seu aprendizado é bem intuitivo e simples.

No decorrer deste ano estarei postando mais informações, dicas e macetes que às vezes levamos horas para descobrir e são geralmente essas dicas que não vem escrita em nenhum manual.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias