Lendo informações de uma planilha Excel

[ad#texto]
O QlikView tem a capacidade de acessar uma infinidade de bases de dados, via ODBC, para realizar suas consultar ou mesmo para criar suas nuvens de dados (QVD).

Porém, por diversos motivos, as empresas encontram ao passar do tempo à necessidade de controlar algum tipo de processo empresarial a partir do Excel, moldando uma planilha eletrônica como se fosse uma “tela” do seu sistema corporativo e como passar o controle desta planilha para o QlikView?

Muito simples, o primeiro passo é colocar uma cópia desta planilha em uma pasta qualquer que o QlikView server tenha acesso.

Após este passo, é necessário ler de fato esta planilha Excel, para isso segue um breve exemplo para uma planilha com duas colunas:

LOAD @1                AS coluna1,
     @2                AS coluna2
FROM pasta\arquivo.xls (biff, no labels, TABLE IS Planilha1$);

Explicando o código, é muito parecido com o acesso a dados realizado a uma tabela qualquer, na verdade você terá que declarar a planilha como uma tabela.

  • As colunas: o @1 e @2 são o que me indica a coluna 1 e coluna 2 respectivamente, após isso, eu declaro um alias para as colunas, é por este alias que conseguirei acessar os dados assim como os dados resgatados de uma tabela qualquer.
  • Pasta de trabalho: logo após o comando from eu irei colocar o path e nome da pasta de trabalho.
  • Planilha: feito isso eu executo o comando table para definir que a planilha1 é a fonte de origem dos dados e deverá ser a nossa “tabela”.

Feito isso, poderei visualizar a planilha no Visualizar de Tabelas do QlikView como se fosse uma tabela qualquer, montando inclusive relacionamentos concluindo o MER da consulta.

Nota: erroneamente, as pessoas chamando a pasta de trabalho do Excel de planilha, na verdade a pasta de trabalho é o arquivo XLS que podem conter várias planilhas e por sua vez as planilhas são as abas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias