Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio

Pode parecer aquelas correntes sem sentido, mas veja por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio pode evitar uma grande dor de cabeça.

Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio
Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio

Realmente ao falar a primeira vez parece mais uma daquelas correntes sem sentido algum, mas veja por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio pode evitar que você tenha muitos problemas.

E veja que quando dizemos em evitar problemas estamos falando de roubos, em alguns casos até mesmo do próprio veículo.

Em partes a culpa são das próprias montadoras, que ao disponibilizarem uma nova tecnologia embarcada em seus veículos investem pouco em segurança e/ou atualizações e desta forma ficamos com nossos veículos expostos a uma série de falhas de segurança.

Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio: o problema

Chaves de carros modernos ficam constantemente enviando sinais para o veículo, para permitir que através da comunicações constante seja possível opera-lo a distância, ou seja, um mimo tecnológico dos tempos atuais.

O grande problema é que falhas na criptografia e o emprego de tecnologias ultrapassadas, aliadas a facilidade de compra de componentes eletrônicos tornou este facilidade perigosa.

De modo geral, é possível comprar uma chave “virgem” e kits que facilitam a clonagem de chaves, onde o atacante consegue acesso completo ao seu veículo.

E a implementação deste tipo de golpe é muito fácil, pois basta que o atacante se aproxime do local de estacionamento do seu veículo com a chave próxima (a garagem da sua casa é ótimo para isso) e a partir daí é possível capturar o sinal de comunicação, decodifica-lo e clonar uma nova chave.

Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio: a Volkswagem é a pior

A Volkswagem é sem dúvida a pior montadora quando falamos de chaves.

Ao invés de utilizar uma senha para cada chave eles implementam uma senha mestra para todas as chaves, ou seja, ao descobrir a senha é virtualmente provável que você tenha acesso a todos os outros veículos, é mais ou menos como possuir uma única chave para todos os cadeados.

Realmente uma falha de segurança gravíssima.

Por que embrulhar a chave do seu carro no papel alumínio: como se proteger?

O cenário ideal é comprar uma “bolsa de Faraday para deixar a sua chave dentro, mas isso nem sempre é possível.

Logo, uma alternativa mais mundana seria embrulhar a sua chave em papel alumínio, assim ficaria mais difícil de um atacante encontrar o sinal emitido pela chave para tentar clona-la.

Mas é bom salientar que tudo isso são métodos paliativos, onde o correto seriam pacotes de atualização por parte das montadoras.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias