Parabéns ao Firefox
Em 2004 um fork do navegador Web Mozilla surgia, com o ideal de ser veloz e mais enxuto que o original que continha embutido no próprio navegador cliente de e-mail e IRC, assim nascia o Firefox (na época chamado de Phoenix).
Hoje o Firefox é um sucesso absoluto, estando em 2º em utilização ao redor do mundo e em alguns segmentos de uso reina absoluto. Para o usuário comum a chegada do Firefox recomeçou a guerra dos navegadores e forçou a Microsoft a recomeçar o desenvolvimento de versões atuais do seu navegador que estava a anos estacionado na versão 6, retomando o pensamento em estabilidade, usabilidade, segurança e novos serviços.
Para os desenvolvedores a chegada do Firefox ao mercado forçou a Microsoft a seguir padrões e facilitar a vida de todo mundo, pois afinal o seu terrível Internet Explorer não era mais a última bolacha do pacote. A concorrência faz bem, faz muito bem para os usuários.
Finalmente o Firefox em um curto tempo de vida chegou a marca de 1 bilhão de downloads ao redor do mundo, é realmente muita coisa.
A fundação lançou um hotsite em comemoração e você ainda pode passar aqui para ler uma pequena parte da história do começo do Firefox.
Que venham as novas versões do Internet Explorer, que venha o Google Chrome, que venha o Opera (este ninguém usa), que venha o Safari e que venha os novos navegadores que possam surgir Internet afora, o Firefox conquistou o seu lugar ao sol e nessa nova guerra dos navegadores quem tem a ganhar sãos os usuários.