Curso Oracle Forms – parte IV: Conhecendo o ambiente de execução
Você já viu a parte III do curso de Oracle Forms?
Agora vamos conhecer o ambiente de execução de produtos Oracle Forms, também chamado de RunForm, ele é o equivalente ao runtime de outras linguagens de programação como o Visual Basic e Delphi entre outras. Para chama-lo iremos executar o arquivo IFRUN60 que fica dentro da pasta de instalação do Oracle.
No ambiente de execução é possível selecionar o produto Forms 6i compilado e todos os parâmetros adicionais de execução como usuário, senha, banco Oracle a ser conectado e muito mais.
O Forms 6i possui um menu padrão que apresenta as principais funcionalidades facilitando a utilização do produto, pois o usuário não precisa necessariamente “decorar” o conjunto teclas para ativar os comandos necessários.
Existe ainda a possibilidade do desenvolvedor substituir esse menu padrão por outro, produzido por ele mesmo (esse procedimento será realizado mais adiante no curso).
Agora vou reproduzir uma pequena lista dos principais comandos que o usuário, e logicamente o desenvolvedor, precisa conhecer para utilizar um produto Oracle Forms 6i:
- Movimentar o cursor nos registros: Record next ou Record previous, são as setas azuis do menu iconico ou ainda podem ser substituídas pelas teclas acima e abaixo do teclado;
- Inserir um novo registro: Recordo insert, é o botão com um sinal de “+” verde no menu iconico;
- Remover um registro: Record remove, é o botão com um sinal de “X” vermelho no menu iconico;
- Salvar dados: Action save, essa operação é realizado utilizando o botão com um “disquete” ou teclando F10;
- Entrar em modo de consulta: essa operação é realizada utilizando o botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados ou teclando F7;
- Executar consulta: essa operação é realizada utilizando o botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados com uma seta ou teclando F8;
- Cancelar consulta: ao executar o modo de consulta, é habilitado um botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados com uma “X” vermelho ou teclando CRTL + Q.
Outro comandos interessantes ao desenvolvedor são:
- Exibir mensagens de erro: no menu vá em Ajuda -> Erros de exibição;
- Exibir lista de tabelas utilizadas no Forms: tecle F5;
- Exibir lista de teclas utilizadas: no menu vá em Ajuda -> Teclas;
Agora com o ambiente de execução do produto Oracle Forms apresentado iremos na próxima parte estudar a metodologia de navegação dentro do produto, fator crucial para que o desenvolvedor aplique uma boa usabilidade no seu desenvolvimento retornando um produto mais elegante para o usuário final.